JEM

JEMO que é a JEM?

JEM significa Juventude Espiritana Missionária. É a expressão juvenil da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos) na região da América Latina, mais especificamente no Brasil, Paraguai e Bolívia.

Desde quando?

Em janeiro de 2010, ano jubilar do nosso primeiro fundador, Cláudio F. Poullart Des Places surgiu a ideia de reacender a chama da juventude espiritana do Primeiro Congresso Internacional de Jovens da Família Espiritana – Brasil- Paraguai, que aconteceu nos dias 15 a 19 de Julho de 2002 em São Paulo, Brasil. Naquele momento a Congregação preparava o seu jubileu de 300 anos de missão. Foi um grande acontecimento festivo e de oração, que não pode ser esquecido. Só que ao invés de pensar exclusivamente num evento pontual, desta vez queríamos iniciar com a JEM, um projeto e uma verdadeira caminhada.

Quem pode ser da JEM?

Para um jovem ou grupo ser da JEM é necessário identificar-se com a espiritualidade espiritana, enquanto sendo um membro ativo da comunidade paroquial local. Isso quer dizer que o jovem ou o grupo não precisa sair do seu ambiente, mas se comprometer a ser uma presença missionária espiritana na sua própria comunidade ou paróquia.

juventude espiritanaObjetivos da JEM:

A JEM não é um novo grupo de jovens, nem (e nunca poderá ser) uma substituição da Pastoral da Juventude local (PJ). É importante, desde o início, precisar que a JEM é um desejo literalmente de acordo com as orientações das Pastorais da Juventude da Igreja do Brasil (PJB) e tem como base a participação ativa do jovem na Igreja-Comunidade-Local.

A pretensão da JEM é simples: propor aos jovens e aos grupos de jovens existentes nos lugares onde trabalham os missionários espiritanos um jeito missionário e participativo de expressão da sua fé, segundo o carisma da Congregação do Espírito Santo. Na verdade a JEM quer ser uma rede de articulação solidária entre grupos de jovens que querem conhecer melhor a história, o carisma e a espiritualidade missionária da família espiritana. Em poucas palavras, vamos destacar alguns objetivos da JEM:

  • Fazer conhecer, no meio da juventude, o carisma missionário espiritano baseado nos pilares da disponibilidade, da inculturação, da União Prática e do serviço ao próximo;
  • Fazer que os jovens das comunidades onde os missionários espiritanos sirvam se familiarizem com a história, a missão e a espiritualidade da Congregação do Espírito Santo;
  • Divulgar, no meio da juventude, o jeito espiritano de viver os valores evangélicos;
  • Criar uma verdadeira rede jovem de partilha, solidariedade, comunhão e oração (novos laços de amizade) entre os jovens e os grupos de jovens dos lugares de missão onde atuam os missionários espiritanos;
  • Proporcionar aos jovens, por meio de cursos de formação cristã e de lideranças, uma ferramenta pedagógica e eficaz que promova o seu papel de protagonista na comunidade e na sociedade.

Processo de formação da JEM

Como tudo que esta se iniciando, a JEM também preocupa e tem trazido as suas perguntas e seus questionamentos. Para ajudar clarear alguns aspectos do processo de formação e de funcionamento da Juventude Espiritana Missionária apresentamos alguns elementos indicativos e pontuais. Na sua fase atual, a JEM está seguindo um roteiro lógico e pedagógico bem definido que consiste nos seguintes passos:

  1. Fazer conhecer no meio da juventude a historia e o carisma dos Espiritanos, através de um encontro;
  2. Nucleação: Depois de realizado do encontro, nascerá um núcleo da JEM com a missão de aprofundar a missão e o carisma dos Espiritanos. Os núcleos juntos formam a família da JEM;
  3. Organização: Cada núcleo terá uma equipe coordenadora responsável pela sua animação e manterá o contato com os demais núcleos, especialmente com o coordenador geral da Juventude Espiritano Missionário e sua equipe.
  4. Fortalecimento: Em diálogo com os missionários espiritanos (religiosos e leigos), cada núcleo promove periodicamente momentos de formação e de celebração (de preferência nas datas comemorativas da Congregação) para fortalecer a caminhada e reavivar as sementes plantadas.
  5. Engajamento: Os jovens e seus grupos de jovens assumem ações e atividades missionárias na comunidade local.

Contato

Email: [email protected]
Facebook: Juventude Espiritana Missionária

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *