Bispos Espiritanos Família Espiritana Missão Espiritana Notícias

56ª Assembleia Geral da CNBB

De 11 a 20 de abril, em Aparecida, acontecerá a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que terá como tema central a atualização das “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, documento de número 93, lançado em 2010. O encontro vai tratar ainda de outras temáticas e de problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade sempre na perspectiva da evangelização e também irá discutir a reforma do Estatuto da CNBB, que completou 17 anos (Documento 70).

A Igreja do Brasil tem em 2018 o seguinte quadro (resumido):

Há 308 bispos ativos (com voz e voto na CNBB); 168 bispos eméritos; 27.416 presbíteros; 3.849 diáconos permanentes; 2.073 membros de institutos seculares; 122.170 missionários leigos; 2.674 irmãos; 6.154 seminaristas maiores em 595 seminários de formação presbiteral; 29.868 religiosas consagradas e 700.000 catequistas.

Você pode ler o texto com todas as estatísticas neste link aqui.

Este ano Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB, será substituído, por motivo de saúde, por um secretário Ad Hoc.

Dentro deste quadro temos 06 Bispos Espiritanos servindo na Igreja do Brasil: Dom Mário Clemente Neto, Bispo Emérito de Tefé/AM; Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo de Manaus/AM; Dom Mosé João Pontelo, Bispo de Cruzeiro do Sul/AC; Dom Francisco Meinrad Merkel, Bispo de Humaitá/AM; Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo de Ponta de Pedras/PA e Dom José Altevir da Silva, Bispo de Cametá/PA.

Somos convidados a estar em sintonia com eles durante este período através de nossas orações.

D. Mosé Pontelo
D. Sérgio Castriani

D. Francisco Merkel

D. Teodoro Tavares

D. Altevir da Silva
D. Mário Neto

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, Consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. Minha primeira missão foi nas Filipinas, onde fiquei por 4 anos, depois passei por Ceilândia/DF, Governador Valadares/MG, Roma (Casa Geral) onde fiquei de 2006 a 2013, Salete/SC, Belo Horizonte/MG e no momento sou o reitor da casa de filosofia, 1º Ciclo, em São Paulo/SP.

Clique para comentar