Família Espiritana Mensagem do Provincial Missão Espiritana Notícias

A Comunidade CSSp de Queimados recebeu o Provincial

A Comunidade CSSp de Queimados recebeu o Provincial:

Regional 9 da Diocese de Nova Iguaçu com os dois Bispos, os espiritanos, padres e diáconos diocesanos e o Provincial

01 de novembro de 2018:

23:45 Provincial da Província CSSp/Brasil, Pe. Leonardo da Silva Costa, viajou de São Paulo à Nova Iguaçu – Rio de Janeiro.

 02/11 – 05:30hs:

Pe. Luis Oliveira o recebeu e o conduziu à cidade de Queimados.  

Lugar da Visita/Encontro: Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição  

Queimados é uma cidade que tem 27 anos de fundação e fica a 50 km do Rio de Janeiro (capital). Tem 146 mil habitantes. Pertence à Diocese de Nova Iguaçu cuja a sede está só a 12 km de distância de Queimados, onde os espiritanos estamos há mais de quatro décadas.  

Destaque da Visita:

1. Reunião Comunitária com o Provincial  

2. Encontro do Regional 9 da Diocese 

3. Datas importantes para cada membro desta comunidade: 

Felicitações e abraço pessoal do Provincial a:

Pe. Luis: 50 anos de Votos, 43 de sacerdócio e 70 anos de nascimento 

Pe. Gilbertinho: 25 anos de Ordenação Sacerdotal, 56 anos de vida 

Pe. Laurindo: 94 anos de vida, 72 anos de Votos e 68 anos de sacerdócio  

Pe. João Serra: 83 anos de vida, 60 anos como espiritano e 55 anos de sacerdócio (3/11) 

Reunião Espiritana:

Entre os vários temas tratados, pode-se  mencionar, publicamente, o seguinte:

Houve uma ampla partilha inicial porque o Provincial estava interessado em ver e saber como está cada um, seu trabalho, saúde física-mental-espiritual, o tempo de descanso, a vida de oração, a convivência na comunidade, como também o que pode ser fortalecido e/ou melhorado.  

Depois deste momento o diálogo continuou pautado por vários temas como:

a) Missão Espiritana em Queimados:

Reflexões sobre a história, o presente e o futuro…

b) Comunidade provincial de Idosos:

Ele pediu a participação neste processo e foram feitas propostas funcionais e operativas para esta futura comunidade – na versão e visão do próprio confrade idoso  

c) Configuração e funcionamento da Comunidade espiritana de Queimados:

Falou-se das preocupações, os desafios, o jeito de viver e a metodologia local do serviço missionário e como será daqui para frente, dando especial atenção às pastorais e aos jovens

d) Solidariedade espiritana:

com os confrades enfermos e a preocupação com quem está sozinho em alguma missão, como é o caso de Cabo Frio atualmente …

e) Atividades espiritanas e sentido de pertença à Província do Brasil:

participação e envolvimento são fundamentais

f) Ano Vocacional:

O significado, o planejamento, a participação de todos, o início de uma pastoral/equipe e/ou uma animação vocacional nesta paróquia e até a possível visita de formandos espiritanos 

g) SPES: Sociedade dos Padres do Espírito Santo:

É a organização jurídico-civil da antiga Circunscrição de confrades portugueses, antes da fusão com a Província do Brasil, mas que ainda está em plena vigência jurídica com CNPJ, entradas e despesas econômicas

h) Imóveis no estado do Rio de Janeiro (há 4 propriedades importantes) que estão e pertencem a esta mesma sociedade dos portugueses – refere-se a imóveis que não foram transferidos para a Província no processo de fusão.

É consenso continuar as devidas articulações e ações imobiliárias segundo a orientação recebida do Provincial, incluindo o cumprimento das regras tributárias da Receita Federal, isenção de impostos, pagamento de tributos de segurança/bombeiros, escrituração e liberação de algumas doações feitas no passado, manutenção – normas e cuidados de locação e/ou venda – fazendo todas as atualizações e procedimentos pendentes

i) Regional Espiritano:

Reativar entre Queimados e Cabo Frio

j) Política CSSp de Proteção a Menores e Adultos Vulneráveis:

Ler, entender como proteção para si e para o povo com o qual se trabalha…

O Provincial destacou a importância do testemunho espiritano, da coerência de vida, o cuidado e o respeito cotidiano com as pessoas como “terreno sagrado” … Evitar cair nestas emboscadas, superar  fraquezas, corrigir-se fraternalmente, tanto quanto informar à autoridade Provincial qualquer evento ou comportamento contrário à essência da vida religiosa…

Foi entregue para a comunidade o último documento da Casa Geral sobre este assunto…  

k) Convênio da CSSp com a Diocese de Nova Iguaçu…

Diálogo e encaminhamentos com o novo Bispo Dom Gilson  

l) organização econômica interna:

aposentadorias, Fundo preventivo de emergência, viagens e férias

Além disto,

Outros momentos da visita significaram encontro e intercâmbio…

Encontro do Regional N. 09:s 

Lugar: Residência Espiritana

Coordenador do Regional: Pe. Luis.

Participaram 4 paróquias.

Foi um almoço de confraternização com a presença do Bispo diocesano Dom Luciano e o Bispo Coadjutor Dom Gilson (ex auxiliar de Salvador), todos os espiritanos, incluindo o provincial,  sacerdotes diocesanos, diáconos permanentes e duas lideranças leigas.

Solidariedade Presbiteral:

Dando do pouco que tem e sabendo que o missionário está sempre pronto para partir e seguir o sopro do Espírito Santo que chama através da Província, Pe. Gilbertinho irá, temporariamente, em missão para Cabo Frio, a serviço da Paróquia São Cristóvão, onde está o Pe. Ordean sozinho.

O Provincial ainda esteve disponível para consultas e encontros privados. A convivência com ele se estendeu com muita leveza, alegria entre todos, rompendo as regras, de modo que o tempo passou e ninguém percebeu nem expressou urgência de sair…

A visita foi concluída, oficialmente, com a oração de véspera e um jantar da comunidade espiritana que se estendeu por um bom tempo.  

De lá o Provincial partiu para fazer a Visita à missão espiritana em Cabo Frio.

Ainda que a sua partida sucedeu no sábado, 03, depois do café da manhã, ainda foi com Pe. Luis ver um dos imóveis (casa) em Iguabinha na Região dos Lagos, a poucos metros da Lagoa de Araruama. Esta casa está sendo cuidada pela Paróquia de São Cristóvão de Cabo Frio porque fica muito próximo. Foi pensada inicialmente para ser casa de idosos e depois casa de formação do Aspirantado …

O Provincial agradece e destaca a diversidade da comunidade que tem 4 membros sendo 1 brasileiro e 3 portugueses, com idades de 56 a 94 anos de idade, assim como ressalta a coragem, o entusiasmo, o trabalho de equipe, a leveza e o testemunho alegre que expressa em cada um a felicidade do ser missionário, do ser religioso espiritano, o amor e a paixão por viver e se entregar ao povo, especialmente os que optaram por deixar o seu país de origem. Notou que entre eles há elogios e correções, feitas com amor fraterno. Mantêm um excelente senso de humor.

Respeitam-se mutuamente, carregam juntos as cruzes, lidam com equilíbrio e leveza com os erros, evitam incêndios desnecessários, dialogam, não desautorizam as decisões e encaminhamentos dos confrades, não impõem verdades, decidem juntos, especialmente nos temas que envolvem os outros, mantêm a calma, a serenidade, a escuta…são sinceros e bastante francos, ajudam para que tudo possa fluir bem e quando percebem que é melhor silenciar – o fazem e rezam… O colega nunca é um rival nem um competidor. Por isso não julgam o esforço que o outro faz de acertar, mesmo sendo um erro na opinião de outros. Eles reagem com humildade e mansidão, olham e agem com misericórdia e perdão.

Há muita paciência e tolerância entre eles. Estão unidos e sabem o que os une, procurando evitar qualquer mal-estar.

A debilidade de um se transforma em oportunidade de solidariedade e respeito no outro. 

O Provincial viu que eles têm tudo em comum, vivem uma vida simples, austera onde têm a oração, a Eucaristia como o centro de todo o seu agir.  

Obrigado por este testemunho, compromisso e inspiração.  

E exorta que continuem fervorosos no Espírito.

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

1 Comentário

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Que legal! Como é bom saber notícias de nossos espiritanos. Deus os conserve com saúde e paz. Abraços e saudações espiritanas