Família Espiritana Mensagem do Provincial Missão Espiritana

Cabo Frio – RJ, Provincial em visita e solidariedade pastoral

Cabo Frio – RJ: Provincial em visita e solidariedade pastoral

03/novembro/2018 – Sábado

12:40h: chegada do Provincial depois de cinco horas de viagem, por causa do congestionamento veicular, entre Queimados e Cabo Frio – Rio de Janeiro.

Lugar da Visita: Cabo Frio – RJ

Paróquia São Cristóvão

Pároco: Pe. Ordean

Curiosidades:

Cabo Frio é uma cidade da Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro.

Tem 402 anos de fundação.

Está a 155 km da capital/RJ.

É um polo turístico, rota do turismo fluminense.

Tem como municípios limítrofes, entre outros, Búzios, Araruama e Arraial do Cabo.

Ainda tem várias salinas produzindo sal como a marca ‘Sal Cisne’.

Foi um lugar onde o Pau Brasil foi muito explorado e os indígenas foram 100% eliminados, recebendo posteriormente imigrantes nativos e estrangeiros negros, assim como foi sendo habitada por portugueses, holandeses e espanhóis.

Tem uma temperatura mínima de 18 graus e uma máxima de até 35 graus, com uma sensação térmica superior.

População: tem 217 mil habitantes.

47,7 % brancos

12,6% negros

0,1% indígenas

Religião:

41,7 Evangélicos

34,3% Católicos

17,6% sem religião

Paróquia:

Tem 05 comunidades e a matriz:

São Pedro

Santo Antônio

Santo Expedito

Nossa Senhora de Fátima

Santos Anjos

Matriz: São Cristóvão

Criação da Paróquia:

19/11/1989 tem 29 anos.

Está no seu terceiro pároco (espiritanos desde o início)

Na época, Dom José Gonçalves da Costa, Arcebispo de Niterói, solicitou uma comunidade espiritana para poder criar uma nova paróquia desmembrada de Nossa Senhora da Assunção.

Esta articulação se deu porque em breve seria criada a Diocese de Cabo Frio ou Macaé, desmembrando da Arquidiocese de Niterói.

Desde do início a CSSp é responsável desta Paróquia que começou com os Espiritanos portugueses e hoje está sob a responsabilidade da Província do Brasil., Mas há 43 anos a CSSp está na Arquidiocese de Niterói tendo estado antes em 4 paróquias abandonadas como Maricá, Iguaba Grande, São Vicente, Boa Esperança. E da quinta, São Cristóvão, já foi desmembrada e criada uma nova paróquia Nossa Senhora da Esperança – hoje já não é espiritana.

Neste momento a CSSp Província do Brasil está em duas jurisdições no Rio de Janeiro: Arquidiocese de Niterói – 1 paróquia e Diocese de Nova Iguaçu – 1 paróquia.

Mas antes a CSSp também esteve na Arquidiocese do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

Depois que o Provincial socializou curiosidades sobre os trabalhos e caminhos espiritanos pelo Rio de Janeiro, segue o mais específico sobre a sua terceira visita em 2018 a Cabo Frio:

Pe. Ordean já esperava o Provincial que chegou acompanhado pelo Pe. Luis, que o conduziu com tanta generosidade e, logo, depois do almoço, regressou à missão em Queimados.

Pe. Ordean é o único espiritano presente nesta missão. Está ainda morando sozinho. Mas do dia 13 de novembro a 20 de dezembro será ajudado por Pe. Gilberto Rosas, que trabalhava até então em Queimados. E também será visitado, ainda este mês, pela comunidade do Postulantado/ filosofia: os formandos e o seu Formador Pe. Haroldo permanecerão alguns dias.

Depois da partilha inicial e descanso, o Pároco e o Provincial foram à diferentes comunidades para celebrar com o povo a Eucaristia.

Pe. Leonardo esteve na Comunidade Santos Anjos – Capela Nossa Senhora Aparecida às 18:00h.

O Clima estava bastante agradável com um forte vento.

Depois do jantar todos procuraram descansar para não perder a hora, de manhã, no domingo por causa do horário de verão…

04/11/18 Domingo de manhã:

Pe. Leonardo presidiu as missas na Matriz de São Cristóvão às 07:30h e 09:30h.

A Igreja esteve completamente cheia a pesar do forte calor – uma mudança climática significativa em relação ao dia anterior.

Foram momentos de muito fervor reflexivo com o tema que o Provincial escolheu para as homilias deste fim de semana: “Santos Súbitos – Santos Já “…

Conduziu os fiéis a uma profunda reflexão sobre a Santidade hoje na família, nas ruas, na sociedade, no trabalho, na Igreja, na vida religiosa e na vida pessoal, interrompendo o ciclo de mortes e liberando a tecla da vida…

Bem-aventurados os que agem e reagem com a mansidão e a justiça de Jesus – pondo à disposição do bem a boca, os olhos, os ouvidos, a mente, o conhecimento, todos os sentidos e estruturas, sem jamais prejudicar alguém nem com a língua, nem as mãos, nem com um simples olhar, nem com emboscada ou hipocrisia alguma, vivendo e agindo como profetas que fortalecem e resgatam a vida, a esperança, fazendo o bem o tempo todo, na vida real e concreta, e não só entre as boas intenções debaixo do teto de uma Igreja durante a Missa, algum outro louvor, retiro ou reunião onde o semblante de santos aparentes mostra, em muitos casos, pessoas com cara de estátuas, de cerâmica ou cera. ..

Exortou a começar uma nova meta e pensar nesta proposta como caminho de elevação e sobriedade fazendo o propósito inicial… só por hoje, como filhos e herdeiros de Deus… Em tudo, de todos e para todos…. santos já… É conversão e atitude… Deus completará em cada um que ele mesmo começou…

E por esta vertente o Provincial continuou e foi vinculando o tema à realidade de modo concreto e sem devaneios superficiais…

Também o Provincial falou muito da vocação específica à vida religiosa espiritana e motivou para que na paróquia organizem e façam encontros vocacionais, hora vocacional, orações, atividades de promoção com um planejamento concreto de animação e acompanhamento vocacional com uma equipe que planeja e executa, em comunhão com os espiritanos presentes, sendo mais partícipes e a Paróquia podendo alimentar, vocacionalmente, as casas de Formação enviando candidatos.

Até um jovem disse, claramente, que quer ser espiritano e uma religiosa testemunhou que é religiosa hoje graças aos espiritanos pois, foram pais espirituais, inclusive, no seu discernimento. Que anualmente jovens desta paróquia sejam enviados à CSSp/Província. Todos se comprometeram a começar rezando uma Ave-Maria diária pelas vocações espiritanas.

Durante a manhã de Domingo, entre uma missa e outra, fez o desjejum com o povo, sendo esta uma oportunidade de escutar, conhecer, encontrar líderes e também atendeu confissões.

No Almoço acompanhou o pároco: foi um momento de graça e partilha entre ambos.

17:00h: Pe. Leonardo presidiu a missa na comunidade São Pedro

19:00h: foi a vez da Comunidade Santo Antônio

Alguns líderes procuraram o Provincial e sucederam alguns Diálogos…

Há muito testemunho bom sobre a presença e ação dos espiritanos nesta região…

Pediram também mais sacerdotes com simplicidade e disponibilidade para as pastorais, para os ricos e pobres, para as periferias e centros urbanos, para sóbrios e dependentes, para celebrar, atender, capaz de dialogar, planejar, decidir, dirigir, com firmeza e flexibilidade ao mesmo tempo para pastorear, santificar e acompanhar as pessoas… no âmbito paroquial…

Na segunda-feira 05/11:

Depois de um pequeno recesso…

Continuaram as reuniões…

De 17:00 até 22:30 horas

Foram momentos de partilha, escuta, intercâmbio, propostas, recomendações, orientações, encaminhamentos e decisões.

06/novembro – terça-feira:

De 10:11 às 16:40:

Houve outro bloco de reuniões …com o Provincial.

19:30: foi a oportunidade de colaborar ajudando o Pároco nas confissões de catequizandos de iniciação cristã – jovens e adultos – na matriz Paroquial.

Com o jantar foram feitos os últimos acordos e encaminhamentos finais entre o Pároco e Provincial… considerando o presente e o futuro e, assim, concluindo esta visita…

06:45 da manhã do dia 08, quinta-feira, o Pároco se despediu do Provincial na Rodoviária de Cabo Frio e este partiu para o Estado de Minas Gerais indo, inicialmente, à comunidade espiritana em Governador Valadares.

O Provincial agradece ao Pe. Ordean pela coragem e o dinamismo estando sozinho, ultimamente, numa paróquia tão grande, sem perder a alegria do ser missionário.

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *