Família Espiritana Mensagem do Provincial Notícias

Comunidade Específica de Educação

E continuam as visitas canônicas do Superior Provincial da Província CSSp do Brasil:

Antes da Páscoa, 21 de março, o Provincial, Pe. Leonardo, visitou, oficialmente, na Casa São Paulo, em SP capital, a dois confrades espiritanos que vivem como Comunidade Específica de Educação, Pe. Pedro Iwashita e Pe. Gregório Lutz. Ambos foram superiores maiores…

Padre Pedro, Padre Leonardo e Padre Gregório

Pe. Pedro, que também é psicólogo, trabalha na UNIFAI-PUC e no Tribunal Eclesiástico, e escreve permanentemente importantes textos e artigos teológicos.

Pe Gregório, aos 87 anos, ainda acompanha alguns trabalhos na UNIFAI (mesmo já aposentado) e é Professor Universidade São Bento. Também é encarregado de uma obra social e pastoral na Diocese de Jundiaí, priorizando os mais pobres…

Nesta Residência, Casa São Paulo, atrás da Universidade, na Região Ipiranga, onde eles vivem já muitos anos, moram padres professores, padres diocesanos, idosos e sacerdotes com algum tipo de limitação física. Assim como alguns que fazem estudos de pós-graduação oriundos de diferentes lugares.

Lá eles têm assistência médica 24 horas, serviço de enfermaria, lavanderia, limpeza, quartos bem equipados, área de leitura, biblioteca, salas para trabalhos e diferentes tipos de atenção, Capela, área verde para caminhadas; o edifício tem adaptações para acesso fácil para todas as idades…

A partir dos seus trabalhos eles custeiam todos os seus gastos para viver neste ambiente, que obviamente tem um preço elevado.

Foi uma oportunidade de visitar, dialogar, intercambiar ideias e, principalmente, reconhecer a profundidade do compromisso que estes irmãos nossos têm assumido, reconhecer a sua importância para o pensamento teológico, o seu legado acadêmico…e a enorme contribuição dos espiritanos para a Educação Teológica na Arquidiocese de São Paulo, na Conferência Episcopal, para o país e o mundo através dos vários beneficiados e por eles acompanhados em graduação, em pós-graduação em liturgia, dogmática, pastoral e canonicidade.

Agradecemos imensamente por este compromisso, serviço e lançamos desafios:

Notamos que poucos espiritanos da Província do Brasil estão fazendo formação contínua, permanente, estudos de atualização, alguma especialização…com fins pastorais, congregacionais ou de fortalecimento pessoal para melhor servir na missão espiritana em qualquer parte onde estiver ou for enviado,

Pense nisto…Proponha…

Esta visita também nos mostrou a importância e urgência de ir organizando na Província do Brasil uma Comunidade de acolhida e acompanhamento dos nossos irmãos idosos, que gastaram ou ainda gastam suas vidas no serviço missionário.

Foi uma visita enriquecedora, mas que evoca compromisso e põe dois desafios evidência.

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *