Notícias Notícias Provincial Paroquias

Eco de Lourdes abril 2019

Edição eco de Lourdes abril 2019, na palavra do Pároco, Padre Sebastião Bonjour, fala da chegada da Páscoa.

Queridos irmãos e irmãs, graça e paz!!

Estamos nos aproximando da maior e mais importante festa cristã que é a Páscoa, pois nela celebramos a vitória (passagem) da vida sobre a morte, do bem sobre o mal. Ao celebrá-la fazemos memória dos fundamentos da nossa fé, que Jesus morreu e ressuscitou para nos livrar do pecado e da morte. De fato, a fé garante-nos que essa passagem de Cristo ao Pai, ou seja, a sua Páscoa, não é um acontecimento que diga respeito só a Ele, mas também a nós que somos chamados a tomar parte dela: sua Páscoa é também nossa Páscoa. Sua celebração inicia-se com o Domingo de Ramos com duração até Domingo de Pentecostes. Seu ponto alto é o Tríduo Pascal, que inicia com a missa da quinta-feira santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Esses três dias do Tríduo Pascal que compreende a celebração da Ceia, Paixão do Senhor e Vigília Pascal, formam, na verdade, uma só celebração, que resume todo o mistério da Páscoa. Por isso, como você poderá conferir, nas celebrações da Ceia, quinta-feira à noite e da Paixão do Senhor, sexta-feira à tarde, não se dá bênção final; ela só será dada, solenemente, no Sábado Santo, no final da Vigília Pascal. Estamos aqui, portanto, falando de uma única celebração que acontece em três etapas ou momentos diferentes com início na quinta e término no sábado à noite. Por isso, quero aqui, já antecipando a você que deve estar planejando de participar e celebrar a grande festa Pascal, ficar atento para esses três momentos de sua solenidade: quinta-feira santa, celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial, recordando o mandamento do Amor e do Serviço no Lava-pés; na sexta-feira santa, celebração do mistério do grande amor de Deus por nós – Jesus, por amor, oferece a própria vida pela nossa salvação e, no Sábado Santo, celebração da ressurreição, ou seja, da vitória da vida, do amor, da esperança, da justiça, da bondade, da paz…

 

Uma frutuosa Bênção Pascal pra você e toda família!!

Click aqui e leia o eco de lourdes digital: Eco de Lourdes abril 2019