Notícias UCAL

Espiritanos apoiam paralisação geral

s, Missionários da Congregação do Espírito Santo sob a proteção do Imaculado Coração de Maria, reunidos na cidade de Cruzeiro do Sul-AC, entre os dias 24 a 28 de abril, por ocasião da festa de comemoração dos 100 anos de presença Espiritana no Acre (Alto Juruá) e, encontro anual da União das Circunscrições da América Latina – UCAL, com representantes dos grupos de São Paulo, Acre, Amazonas (Brasil), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Assunção (Paraguai) e conselheiro geral  (Roma).

O Apóstolo Paulo nos diz: “trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, tende o mesmo sentir e pensar, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco” (2 Cor 13,11).

Em nome da Família Espiritana, manifestamos o apoio à PARALISAÇÃO GERAL, nesta sexta-feira, 28 de abril, onde cada brasileiro de “boa vontade”, em cada canto deste Brasil sofrido com as políticas que ferem a dignidade do povo brasileiro; somos chamados à irmos às ruas e praças de forma pacífica para garantirmos que nossos direitos conquistados com lutas e mantidos com o sangue derramado de homens e mulheres não se percam pela ganância de políticos inescrupulosos.

“Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade. A busca de respostas pede discernimento, com serenidade e responsabilidade. Importante se faz reafirmar que qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça[1]”.

Cientes da urgência deste momento, relembramos as palavras do nosso fundador Padre Francisco Libermann ao afirmar que os missionários espiritanos “devem ser os advogados e os defensores dos pobres e pequenos, contra todos àqueles que os oprimem”, e com Nossa Senhora Aparecida nos colocamos a caminho para servir as “Isabéis” usurpados pela injustiça gritante e descarada da nossa atual conjuntura sociopolítica.

Saiamos às ruas: “Quando fizermos nossa marcha, vocês precisam estar nela. Se isso significa deixar o trabalho, se isso significa deixar a escola: estejam lá! Cuide do seu irmão! Você talvez não esteja em greve. Mas, ou ascendemos juntos ou caímos juntos” (Martin Luther King Jr.)

Assinam membros do Conselho da UCAL: Pes. Jorge Boran, Inácio Sangueve, Flávio Gonzaga, Leonardo, Christian, Mauricio Shortall e Altevir (Provincial do Brasil).

 

[1] CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil , postado em 11 de março de 2016. Análise política.

José Altevir

José Altevir

Sou natural de Guajará - AM. Fui ordenado padre espiritano em 06/12/1992, em Cruzeiro do Sul - AC. Trabalhei em Vilhena - RO por seis anos. Em São Paulo, fui formador por mais nove anos. Trabalhei também como assessor da Comissão Missionária e secretário do COMINA, na CNBB, em Brasília. Atualmente, estou como Provincial dos espiritanos no Brasil.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *