Juventude Notícias

Juventude(s) em Missão

Animados pelo carisma espiritano, jovens partem em Missão.

Para muitos o mês de julho foi tempo de férias. Descansar, viajar, passear e visitar pessoas queridas. Para a Juventude Espiritana Missionária foi tempo de missão. Jovens de Cabo Frio-RJ, São Paulo-SP, e Gov. Valadares-MG se mobilizaram no mês passado para a MISSÃO JEM 2017. Impulsionados pelo lema “Juventude com Maria a serviço da Libertação” e inspirador pelo cântico de Maria: “O Senhor derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes” (Lc 1,52), os jovens organizaram ações missionárias conforme a realidade local.

Cabo Frio

Painel produzido na Oficina de Grafitti durante a Missão JEM 2017, na Comunidade Santos Anjos, Cabo Frio-RJ.

Os jovens da Paróquia São Cristóvão de Cabo Frio, organizaram uma animação missionária na comunidade Santos Anjos, no Domingo, com oficinas de graffiti e oferta de serviços, como, corte de cabelo, saúde bucal, controle da pressão arterial, saúde da mulher, recreação e atividades lúdicas para as crianças. O recém chegado ao Brasil, Elson Lopes CSSp, presidiu a Eucaristia na comunidade. Como forma de preparação, a juventude de São Cristóvão se reuniu com José Altevir CSSp, provincial espiritano, para uma conversa sobre a missão vivida a partir do carisma espiritano, da qual Maria é o modelo.

São Paulo

Juventude Espiritana Missionária do Jd. Planalto, São Paulo.

Em São Paulo, cerca de 60 jovens da Paróquia Divino Espírito Santo, no Jd. Planalto, mergulharam na realidade dos abrigos para crianças e adolescentes. Durante o mês, eles tiveram dois encontros como forma de preparação para a Missão, com pessoas que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e momentos de oração e reflexão sobre o exemplo missionário de Maria. Os jovens visitaram dois abrigos, no dia 29/06, um para crianças e outro para adolescentes, indo ao encontro desse público, vendo e sentindo a realidade e proporcionando espaços de escuta, atenção e recreação.

Governador Valadares

Juventude Espiritana Missionária da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes com Assis Tavares CSSp.

Em Minas Gerais, a juventude de Lourdes voltou seus olhos para a população idosa. Os jovens promoveram atividades de arrecadação para a Casa do Zumira, que é referência na América Latina no acolhimento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e passa por dificuldades para se manter, como boa parte dos equipamentos de assistência social, em tempos de crise e políticas neoliberais Em conversas prévias com os agentes da Casa, a juventude conheceu as necessidades e a situação da população idosa de Valadares. Assim, no dia 29/07, o grupo fez uma visita, acompanho por Assis Tavares CSSp, para entregar as doações e passar uma tarde com os moradores da casa, com lazer, oração e muito bate-papo.

Missão JEM

A Missão JEM é uma forma de despertar, motivar e fortalecer a ação missionária entre a juventude, através do carisma espiritano. Os diversos grupos de jovens são convidados a assumir o protagonismo da missão, lançando um olhar a realidade em que estão inseridos, construindo juntos ações que visam estabelecer vínculos entre os jovens, a comunidade e outras instituições, e motivando para o engajamento na transformação das estruturas que não promovem a vida em plenitude. Nosso sonho é que mais jovens que vivem e trabalham com os  missionários espiritanos se organizem e somem forças nesta grande família missionária comprometida na construção do Reino de vida plena para todos e todas.

Essa foi a terceira edição. ​Em 2015, vivemos a Missão inspirados pelo tema “Missão é servir com Alegria” e o texto bíblico de Mt 20,28: “O filho do homem veio para servir e não ser servido”. Organizamos ações de animação missionária e serviço social junto de nossas comunidades, promovendo o protagonismo juvenil. O ano passado, escolhemos o lema “Profeta e profetisas da misericórdia num mundo sem compaixão” e uma frase do nosso jovem fundador, Poullart des Places: “Estou decidido a seguir o caminho que me indicares”. Saimos às ruas para anunciar a misericórdia do Senhor.

 

Lucas Duarte

Sou natural da zona oeste de São Paulo-SP. Entrei na família espiritana em 2008. Atualmente sou agente da Pastoral Carcerária (Região Belém - ArquiSP) e assessor da Juventude Espiritana Missionária (JEM).

1 Comentário

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Que lindo, é o carisma espiritano-mariano de sair, de ir ao encontro, levando o Menino Deus,agora o Cristo até as pessoas e construindo no aqui e agora, o Reino. “É bonita demais….. a mão de que constrói a justiça e a paz”….. Abraços.