Família Espiritana Missão Espiritana Notícias Paroquias

Mais uma missão espiritana do Provincial, Rio Sono – TO

Visita Canônica do Superior Provincial da Província CSSp do Brasil a mais uma missão espiritana:

Rio Sono (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), Arquidiocese de Palmas – Tocantins.

Visita: de 09 a 20 de abril/2018. Espiritano nesta missão: só um – Pe. Dionísio Sebold. Distância da capital (Palmas): duas horas e meia, de carro.

Total de comunidades: 18, mas poderia ser muito mais.

Pe. Dionísio e Pe. Leonardo

Pe. Leonardo visitou 75% da área da paróquia, nestes dias, saindo diariamente. Conseguiu chegar com o pároco a 10 setores e dois povoados da paróquia na zona urbana e rural, visitou a famílias, escolas, Colégio, presidiu 19 missas durante esta visita, se reuniu com o Chanceler da Arquidiocese de Palmas, participou de reuniões com pastorais paroquiais, conheceu o sistema de administração paroquial, a contabilidade, as escassas entradas e desafios paroquiais (ainda não tem secretário(a) Paroquial – é o pároco quem atende como secretário), os imóveis, as ferramentas, o método e modelo de gestão paroquial, a visão do Pe. Dionísio, seu estilo, método, preocupações, sugestões e planos no meio de desafios que evocam presença, testemunho, fidelidade ao Evangelho, simplicidade, atitude de desprendimento, austeridade, fé, coragem e serviço, sem pensar em lucros.

É uma terra de muito êxodo migratório para a cidade grande, há poucos jovens e muitos idosos, tem pouca oferta, exige paciência para impulsar um futuro. 

Precisaria pelo menos três sacerdotes, ou dois, e um irmão religioso, ou leigo(a) espiritano. É um lugar, indiscutivelmente espiritano, com possibilidades para receber formandos de primeiro e segundo ciclo e estagiários para curto, médio e longo prazo para realmente testar as reais motivações de ser espiritano, para confrontar a vida e praticar a espiritualidade.

Há propostas para discernir…

A Arquidiocese tem consciência da situação…

Esta paróquia é um assunto que está sendo analisado na Cúria com cautela e também respeitando a decisão e postura espiritanos.

Pe. Dionísio já apresentou seu parecer e seu pedido à Província sobre o futuro desta missão em relação aos espiritanos, assim como a sua posição pessoal, o planejamento, os prazos, e a avaliação sobre o trabalho nesta paróquia com a continuidade dos espiritanos ou com a entrega desta paróquia ao Arcebispado.

É um lugar para missionários que têm coragem para viver de modo simples, com o necessário, corajosos, saibam empreender, criar, dinamizar, tenham paciência, saibam trabalhar em equipe e delegar muito. Que não seja um padre dominador, que tenha um perfil de equipe, nem muito jovem nem muito idoso, que caminhe lado a lado no ritmo do povo e ajude nas alianças e parcerias interinstitucionais que beneficiem os residentes. Mas também é um lugar que poderia ser assumido por um clérigo diocesano de meia idade em parceria com uma equipe local.

Durante estes quase 5 anos de presença espiritana se provou que se pode, sem pressa e a longo prazo fazer um bom trabalho, mas sendo religioso não é regra e nem correto viver só. É necessária uma comunidade/equipe, ao mesmo tempo a paróquia não tem condições de sustentar uma equipe, mas já pode sustentar a um sacerdote.

Em termos de missão, de realidade pastoral etc… é pra religiosos um excelente campo, mas precisaria injetar dinheiro ou fazer outro estilo de compromisso e presença, como por exemplo, criando equipe CSSp Inter circunscrições, ou Inter congregacional com a CRB, não tem ainda nenhuma congregação feminina, por exemplo.

Em termos sociais, por iniciativa espiritana, já houve uma parceria, por exemplo, com os médicos: cada vez que o Padre ia à zona rural fazer pastoral, uma equipe de médicos ia junto para atender o povo.

Há povoados e comunidades com mais de 100 km de distância da Matriz e sem asfalto. Em muitas não há escola perto, não há luz elétrica, não há internet.

A vegetação é boa, agreste e sertão, com muito barro vermelho, areia e pedras e muitíssimas nascentes de água natural…há muita água boa. Tem a época seca também com escassez de tudo porque é sertão.

Se produz muito milho, soja, arroz, abóbora, se cria muito gado, há muita fartura de caça e pesca e plantando tudo nasce. Tem muita agricultura e fazendas, ainda há muita selva, animais silvestres, seriema, raposa, jiboia, sucuri, onças, veados, cotias, capivara, anta, tatu, pacas, papagaios, periquitos, araras, águias pequenas, gaviões, peixes como o piabanha, variedade de aves, répteis, mamíferos, quadrúpedes etc…

 

 

O transporte principal é a moto.

O abandono do governo municipal e estadual é notório tanto quanto o desaparecimento dos recursos públicos, são praticamente os proprietários quem cuidam e consertam os caminhos.

Por aqui, por estas bases, no coração amazônico, a igreja de Cristo, vai vivendo e crescendo, gerando vida, totalmente sintonizada, no vento do Espírito Santo. Aqui onde muitos ainda não conheceram o asfalto, a luz elétrica, o cimento, a telha, a escola, o hospital e a casa própria, vai-se convivendo na alegria, no risco, nas distâncias e no perigo.

Aqui o Espírito Santo sustenta, ajuda o missionário a enfrentar com esperança a vida e seus desafios riosonenses.

Padre Dionísio é um bravíssimo missionário, que reúne todas as características citadas, agradeço demais seu testemunho, seu tempo, sua coragem, sua alegria, sua austeridade, sua acolhida, sua atenção, sua enculturação até no modo de falar do povo (…”ai, ai…”) etc...Foi bom está lá e fazer esta visita com um tempo razoável.

Os Espiritanos devemos registrar mais a história porque há muito serviço e obras pequenas e grandes que se está fazendo e causando uma positiva incidência e melhorando a vida de muita gente.

Dá orgulho de ser espiritano e ver a grande cooperação que se dá para o reino de Deus e sendo feito de modo simples e silencioso.

Obrigado… Obrigado…

Seja sempre ouvinte e campeão de audiência do Espírito Santo.

Pe. Leonardo, CSSp

Superior Provincial

 

Abaixo algumas fotos registradas na visita:

 

 

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *