Família Espiritana Mensagem do Provincial Notícias

Mensagem do Provincial do Brasil e Coordenador da UCAL pelos 316 anos da Congregação

Precioso Confrade,

Amado irmão,

Hoje nos unimos, todos, na celebração dos 316 anos de fundação da Congregação do Espírito Santo.

Chego a você para convidá-lo a reavivar o dom e a graça recebida como discípulo-missionário nesta Congregação, a exemplo do Fundador Pe. Cláudio Poullart des Places, a quem hoje muito necessitamos retomar….olhemos as inspirações Placianas na  intimidade com Deus e seu Santo Espírito….

Urge ser Missionário segundo o coração de Deus; O Missionário vive e cresce ao ritmo da oração, no reconhecimento do amor de Deus para consigo e para com os outros…

Todo o seu agir e suas atitudes brotam do amor que o Missionário tem a Deus e do desígnio de Deus sobre ele…

O Missionário coloca todas as suas possibilidades humanas ao serviço encomendado, e está, diariamente, aberto à conversão evangélica.

O Espiritano chega a ter consciência de que o Senhor o escolheu para Si e o faz homem segundo o seu coração, e assim o discípulo-missionário Espiritano fará todas, e tão, somente, as vontades de Deus (1Sam 13,14).

Todos os projetos espiritanos, assim como foi com e p/ Pe. Cláudio/Fundador, devem nascer da sua experiência de Deus e do seu amor por todos.

É a oração que deve lançar cada um nas atividades apostólicas revelando o ‘homem segundo o coração de Deus’.

Não é tão difícil ser Gestor/Construtor/Dr/PhD/Técnico/Projetista/Palestrista/Planejador e, até “eficientista”, detalhista, planejando tanto , até as moções e horários do Espírito Santo…

O desafio é ser também (equilíbrio aqui) Espiritano-PASTOR: presente, paciente, tolerante, pacífico, reconciliador, visitador como Isabel, zeloso na vida e no apostolado e atento como a Virgem Maria, gastador de tempo com as pessoas, no meio de grupos, de pastorais, movimentos, famílias, na diversidade de seguimentos eclesiais, civis e sociais, com uma vida orante, peregrino que escuta e orienta iluminando e ajudando a discernir o caminho, homem firme na fé, que não escandaliza, que não faz chacota de tudo e evita brincar com tudo  discernindo o momento de seriedade, homem consciente do chamado, da consagração e da responsabilidade que tem, que põe a autoridade ao serviço sem ser autoritário nem largado, sem medo de bagunçar a agenda em prol do outro, com capacidade de mudar tudo em função e por amor ao outro, com paciência e sem queixas…o Espiritano é Samaritano e portador diário das Bem-aventuranças….

Também penso que não é muito difícil ser religioso consagrado /irmão ou presbítero, o desafio é ser MISSIONÁRIO…

Ainda pode ser fácil ser Espiritano, o desafio é ser CONFRADE/IRMÃO no dia-a-dia…

O Espiritano é simples, dócil ao Espírito Santo e aos  seus surpresivos sopros…

É disponível, amável, hospitaleiro…e não degenera a graça nem desvirtua nem fanatiza os dons…

Que cresça a fé, a disposição e o espaço de oração…sabe-se que onde passas mais tempo aí está teu coração…

O mundo requer espiritualidade missionária e profética e testemunho coerente com mística , compaixão, Caridade, amabilidade, justiça, paz, coesão interior e coerência exterior, fidelidade e lealdade,  respeito, humildade, Castidade, pureza de intenção, retidão nos juízos, confiança total em Deus, desconfiança de si mesmo, constância no bem, contrição e conversão dos próprios pecados, amor no sofrimento e na cruz e perseverança até o fim…

Esforcemo-nos irmãos!!

Caminhemos para frente…

Que seja esta ocasião uma oportunidade de exame de consciência, perdão, conversão, um recomeçar, um continuar as boas práticas, uma renovação, um fortalecimento, um impulso, um agiornamento, ação de graças e muita alegria…Comemore…

Rogo por cada Espiritano, como o fez Pe. Cláudio, Que concedas, Senhor, Fé, humildade, castidade, a graça de não fazer, de não dizer, de não pensar, de não ver, de não escutar, e de não desejar senão o que Tu queres que cada um faça, diga, pense, veja e escute…

Um grande e fraterno abraço🤗 a partir de Queimados-Rio de Janeiro onde estou com os confrades espiritanos servidores na Diocese de Nova Iguaçu, terminando assim uma breve Visita Missionária…🤝

Caminhando juntos: Caridade & Justiça,

Pe. Leonardo da Silva Costa, CSSp

Provincial/Brasil e

Coordenador da UCAL✍🏻

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *