Juventude

juventude espiritana

Se a juventude viesse a faltar  / o rosto de Deus iria mudar
Jorge Trevisol

A congregação do Espirito Santo tem um importante trabalho junto à juventude presente nos diferentes locais da missão espiritana. Como prescreve nossa regra de vida: “Consideramos como tarefas particularmente importantes nos dias de hoje: – o apostolado junto dos jovens, cuja situação reclama mais do que nunca obras sociais e educativas” (RVE18.1).

Nossa missão com a juventude caminha em sintonia com as orientações para a evangelização da juventude da CNBB. Trabalhamos para criar e animar espaços onde o jovem possa ser o protagonista de sua evangelização. A dimensão missionária é contemplada pela JEM (Juventude Espiritana Missionária) que anima a caminhada dos grupos de jovens que conosco partilham sua vivencia evangélica em todas as dimensões de suas vidas.

Os desafios do mundo contemporâneo levam os Espiritanos a uma visão holística da missão e a necessidade de formação de nossa juventude. Essa dimensão é contemplada no trabalho desenvolvido pelo CCJ (Centro de Capacitação da Juventude) que forma lideranças jovens de todo Brasil pelo CDL (Curso de dinâmica para lideres).

Os fundadores da Congregação do Espirito Santo, Claudio Poullart des Places e Francisco Libermann, foram dois jovens que tiveram coragem de voltar sua atenção para aqueles que poucos olhavam. A juventude presente em nossa missão necessita de libertação integral, justiça, paz e espaço de participação onde possam pautar o seu desenvolvimento. A igreja também tem uma missão social e nós Espiritanos nos esforçamos para contemplar cada vez mais esses amados de Cristo: As Juventudes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *