Família Espiritana Mensagem do Provincial Missão Espiritana Notícias

Provincial e CSSp em Governador Valadares – Minas Gerais

Provincial e CSSp em Governador Valadares – Minas Gerais

7 a 09/11/2018:

Lugar da visita:

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Espiritanos presentes nesta missão:

Pe. Daniel Okwori (04 anos de ordenação sacerdotal) – Nigéria.

Pe. Carlos Sampaio (20 anos de ordenação sacerdotal no próximo dia 06/12) – Acre/BR

Pe. Adalberto Ferezini (23 anos de ordenação sacerdotal) -Brasil

Dia 07: quarta-feira

06:45h: Viagem de Ônibus de Cabo Frio a Campos de Goitacazes (12:00 chegada) Hrs 14:00 Viagem de Ônibus de Campos de Goitacazes – RJ a Governador Valadares – MG (chegada 22:30).

Superior da Comunidade: Pe. Daniel recebeu Pe. Leonardo na Rodoviária.

Ainda que era tarde da noite foi gratificante a acolhida e a longa partilha na residência espiritana antes do descanso.

08: quinta -feira:

Laudes:

É a oração que une, no início do dia, bem cedo, de modo solene, simples e profundo, os homens espiritanos que vivem nesta comunidade.

Ali, no piso superior e residencial, na capelinha, a pessoa se alimenta, espiritualmente, com uma nutrição bastante forte. É nesta simplicidade e silêncio que Deus se manifesta. A Oração é uma das ferramentas mais importantes numa vida consagrada a Deus a serviço de todos.

Desjejum:

Nesta comunidade, reunidos ao redor da mesa, testemunhei que os alimentos são quase um detalhe no meio de uma convivência com um diálogo tão espontâneo e simples. Claro que ninguém se descuida das suas responsabilidades. Têm uma disponibilidade ao serviço quase que além do esperado.

Logo depois começaram os encontros privados de cada membro da comunidade com o Provincial, e que se estenderam durante todo o dia, com uma pausa para o almoço.

Reunião Comunitária:

A jornada foi encerrada com a reunião do Provincial com todos fazendo alguns acordos, projeções, encaminhamentos de curto e médio prazo, assim como algumas decisões importantes.

Pós Pastoral:

Depois das atividades pastorais e antes do descanso de noite, os espiritanos, sem necessidade de regras, vão chegando e na sala de tv, o diálogo, a partilha num clima de família, vai acontecendo com naturalidade. Ninguém vai descansar sem saber sobre o outro confrade – isso gera uma paz, uma confiança, um impulso para o trabalho de equipe e uma fraternidade que pode ser um verdadeiro plantão vocacional.

09: sexta-feira:

Houve Reunião com Leigos da comunidade.

Na alegria de ser missionário houve um ágape que culminou, no meio de intensas e intermináveis chuvas, a visita Provincial.

23:45h: Viagem de Ônibus de Governador Valadares a Belo Horizonte para continuar o encontro com confrades espiritanos em 4 outros municípios.

Curiosidades e as marcas espiritanas na região de Governador Valadares:

80 anos de Criação do município

279 mil habitantes

Está a 320 km de Belo Horizonte

População:

33,70% brancos

9,38% negros

0,31% indígenas

51,03% católicos

35% evangélicos

11% espíritas

Clima:

Tropical semiúmido

Entre 20 e 35 graus

Mas na história há quem diga que já viu lá 3,3°C e 40,4°C.

Turismo:

Atrai a possibilidade de fazer saltos e voos do Pico da Ibituruna que tem 1.123 de altitude e é o cartão postal da cidade.

Mas há também canoagem, e muitas outras atrações naturais na região.

É um lugar que foi muito rico em pedras preciosas como Topázio e Quartzo… muito minério, madeira, café e agropecuária, sendo o último ainda bem desenvolvido.

Mas esta região, ainda no século XVI, foi explorada pelo comércio fluvial, levando o minério, as pedras preciosas e a madeira.

10 mil anos antes da colonização no Brasil, nesta região, corria “leite e mel” à toda a população que era 100% indígena: era tudo para todos e todos para todos.

A capitalização e comercialização egoísta e, sem planejamento, empobreceu a região e fez vitoriosa, em apoio aos colonos-comerciantes, a força bélica e militar, impondo morte, êxodo indígena e povoamento avarento, descontrolado para explorar toda a riqueza natural destas terras abençoadas por Deus com tanta classe de bens.

Com seu declínio econômico e forte desemprego aconteceram as tentativas, positivas, de reorganização. A ferrovia Vitória-Minas Gerais foi fundamental para este impulso.

Mas as intensas chuvas elevaram o Rio Doce 5,18 metros em fevereiro de 1979, aumentando a calamidade, provocando a saída de muita gente a outros países.

Durante 3 décadas subsequentes milhares de pessoas partiram para os Estados Unidos.

Aos poucos, outra vez, Valadares resgatou a esperança porque os lucros dos trabalhadores foram sendo enviados do exterior às famílias que ficaram e muitos optaram por investir localmente. Acelerou o crescimento econômico através da construção civil, comércio, locação e prestação de serviços. Porém, mais um susto sofreu há 3 anos com o rompimento da barragem ocorrido em Mariana.

Governador Valadares é um grande polo educacional e turístico, mas ainda tem muitas dívidas sociais que tecem a necessidade da presença profética do carisma espiritano nestas terras.

Ainda está no ranking entre as 4 ou 5 cidades do estado com elevado índice de violência, homicídios, assassinatos, consumo de drogas, desigualdade social, aumento de periferias com crianças, adolescentes e jovens carentes.

Espiritanos nesta região:

A Congregação do Espírito Santo há 70 anos foi chegando e se espalhando em diferentes lugares desta região desde 1948.

1950:

Chegou a CSSp e se estabeleceu em Governador Valadares.

Era o impulso dos espiritanos holandeses assumindo paróquias que também lhes pudesse ajudar a ir saindo para a evangelização na Amazônia norte do Brasil e captar também vocações no Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O projeto não se manteve como no intuito original, ainda que muitas vocações desta região tenham ingressado nas casas de formação espiritana.

A CSSp ajudou a preparar, praticamente, a criação da Diocese de Governador Valadares (1956).

Só existia uma Paróquia na cidade que era Santo Antônio. O Bispo pediu a saída da mesma e, ofereceu aos espiritanos a capela de madeira, que só tinha capacidade para 50 pessoas, no bairro de Lourdes, pois a Paróquia espiritana seria transformada na primeira Catedral da Diocese.

Mais tarde Nossa Senhora de Lourdes seria a segunda paróquia da cidade, e também assumida, desde o seu início por nossa Congregação onde já estamos há mais de 50 anos.

A expansão aconteceu chegando a outras Dioceses com a forte presença espiritana holandesa como na Arquidiocese de Belo Horizonte, Divinópolis, Sete Lagoas, Valadares etc, chegando a ter um grande seminário, comunidades com até 7 padres e irmãos espiritanos.

Há um legado espiritano enorme na formação de lideranças leigas, religiosas com até alunos que são bispos espiritanos e diocesanos. Mas também na construção de escolas, a primeira escola superior profissional, maternidade, hospital para crianças, creches, obras de saúde, educação e trabalho, capelas e paróquias, tratando de explorar aí máximo o potencial e carisma espiritano.

Muitos missionários de outros países espalharam raízes e generosidade nesta região, assim como vários membros brasileiros da Província.

Vocações:

É importante lembrar que estão vivos em distintas missões, filhos desta região: 2 Bispos (Dom Mosé e Dom Mário), Renato (estagiário c/ votos perpétuos) e Pe. Sebastião Bonjour (sacerdote que ainda não trabalhou nesta – a sua terra).

Em mais de meio século, o povo, ainda, não teve a oportunidade de fazer a experiência de ser acompanhado e pastoreado por um Sacerdote espiritano da mesma cultura, entendendo e captando também o inaudito, como filho desta mesma Diocese.

Gratidão aos espiritanos holandeses, de outras nações e brasileiros que de modo direto ou indireto fizeram e fazem parte desta história.

Mas a luta, o serviço, o anúncio, o testemunho, as intervenções, os trabalhos, ainda são necessários porque existem pobres, injustiças e ainda muita desigualdade social onde o Evangelho precisa se fazer carne com fé e obras, claro que com novos métodos de gestão e planejamento.

 

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *