Família Espiritana Mensagem do Provincial Missão Espiritana Notícias

Provincial em Visita Administrativa na Missão Espiritana em Salete – SC

O Superior Provincial da Província Espiritana do Brasil, Pe. Leonardo da Silva Costa, viajou uma média de 800 km à cidade de Salete – Santa Catarina, sul do país, de 28 a 31 de outubro /2018.

Ao chegar na segunda-feira 29, depois de 13 horas de viagem em Ônibus a partir de São Paulo, foi recebido, na Rodoviária da cidade de Rio do Sul, pelo pároco de Nossa Senhora da Conceição (de Salete), Pe. Adalberto Erwinski, e o Reitor do Santuário diocesano Nossa Senhora de Salete, Pe. Sebastião Bonjour.

Provincial e equipe Espiritana de Salete, com o Bispo da Diocese Rio do sul, Dom Onécimo

Na cúria diocesana fez reunião com o Bispo, Dom Onécimo e equipe espiritana.

O Bispo ainda está recuperando o seu estado de saúde, mas tem bom ânimo, paciência e muita energia.

O diálogo se pautou no futuro da presença espiritana em Salete.

A Congregação está com 60 anos ininterruptos de presença e compromisso missionário neste lugar e tem a intenção de continuar na missão Paroquial.

Entre os vários encaminhamentos, intercâmbio de informações, decisões e propostas, está em acordo:

  1. Santuário: Será vinculado à Paróquia, junto com a quadra esportiva, as benfeitorias da Irmandade e da Rádio. Funcionará como uma comunidade Paroquial com possibilidades de atividades diocesanas e Inter paroquiais. O Pároco também terá o título de Reitor.
  2. Os imóveis espiritanos agricultáveis e, passíveis de outros investimentos, ao redor do Morro de Salete, já certificados e avaliados pela Prefeitura, também georreferenciados e demarcados, serão alienados e escriturados separadamente, cfr. a aprovação/decisão do Conselho Geral 54/18 e Conselho Provincial Ata 3/18.
  3. Seminário – Instituto Pe. Libermann:

Patrimônio cultural e espiritual, terá escritura especifica.

É propriedade privada espiritana também reconhecida pelo Bispo diocesano.

A Província do Brasil disporá, da melhor forma possível,  para alienação, locação ou fins sociais, no tempo oportuno.

  1. Imóvel em Rio do Campo: permanecerá com o contrato trienal atualizado e refeito nesta gestão com os fins já conhecidos.
  2. Paróquia:

A Equipe, paulatinamente, será reconfigurada.

O Pároco permanece e, no tempo oportuno, acolherá um confrade que formará comunidade com ele.

De tarde todos se dirigiram à Cidade de Salete.

Família Luckman, seu irmão Olívio e sua cunhada Blandina

Neste mesmo dia, apesar das chuvas, ainda houve a possibilidade de visitar parte da família do Pe. Francisco Luckman em Rio Herta: seu irmão Olívio e sua esposa Sra. Blandina. Ambos estão com 80 anos de idade, com um testemunho de mais de 50 anos de matrimônio, trabalhando, dirigindo, com uma alegria inspiradora. Ele tem o trabalho também como um lazer. O encontramos trabalhando na piscicultura com muito entusiasmo. Também sua fé fortalece a todos.

Reunião e articulação do futuro do morro de Salete-SC

Antes de finalizar a tarde ainda houve uma breve reunião no escritório de contabilidade que trabalha com a Congregação.

A comunidade espiritana, Pe. Sebastião, Adalberto e Ir. Vitor, prepararam uma reconfortante sopa para a janta, recebendo o Provincial e extendendo-se com um bonito diálogo informal, como irmãos que esperaram com ansiedade a sua chegada.

Na terça-feira dia 30, depois do café, aconteceu a reunião com os interessados na alienação dos imóveis espiritanos.

Alguns acordos e encaminhamentos técnicos foram feitos.

Depois, acompanhado do Pe. Sebastião e o Ir. Vitor, o Provincial fez a revisão completa do inventário dos móveis no Morro de Salete. Pe. Adalberto tinha reunião presbiteral e reunião do conselho econômico diocesano, do qual é membro e por isso não pôde acompanhar este momento.

Depois do almoço comunitário espiritano, foi possível visitar todos os espaços físicos no morro de Salete avaliando os bens móveis e classificando o que tem valor comercial, educacional, cultural, arqueológico, histórico-espiritano e o que pode ser destinado à administração Provincial ou alguma comunidade espiritana, especialmente no projeto da comunidade de Confrades doentes e idosos.

Patrimônio Litúrgico Espiritano
Antigo Seminário Espiritanos no morro de Salete-SC

Uma breve e segunda reunião foi feita no escritório de contabilidade.

Também o Provincial ainda teve uma reunião especial com autoridades jurídicas.

Noite: houve no Morro de Salete um pequeno encontro e confraternização com alguns líderes e amigos espiritanos por causa da visita do Provincial.

Na quarta-feira 31, logo depois do desjejum, fez uma reunião com os espiritanos para definir algumas propostas, fazer encaminhamentos operativos, logísticos, administrativos e técnicos, como por exemplo:

Mudança da comunidade espiritana para a casa Paroquial; Escrituração, Despesas, Funcionários, Adaptações, Separações, desativação e novos medidores de energia elétrica, Contratos, Locações, Responsável de administração do Imóvel que era o Seminário, Separação do Santuário, Vendas e traslado de móveis, e outros acordos…

Fez com o pároco, acompanhado por um grande volume de chuva, uma breve visita à casa Paroquial, também teve um diálogo com a secretária, versando com ambos sobre os imóveis paroquiais, administração, contabilidade e missão Paroquial.

Irmão do Pe. Selço, Ildo, Nilton, Inês e cunhada Isolete

Foi feito mais uma visita  à família de outro espiritano, Pe. Selço Eissing. Na comunidade Santa Margarida foram visitados três irmãos seus: Ildo, Nilton, Inês e a cunhada Isolete. O encontro foi uma partilha de valores e mudanças sociais e geracionais. Uma família muito acolhedora, atualizada que expressa a alegria de acolher. Depois do almoço se retornou ao Morro de Salete para os últimos acordos.

Família Eissing

Pe. Adalberto viajará  à Polônia no dia 01.11 de férias.

Pe. Sebastião terá muito trabalho para encaminhar, no que se refere aos aspectos administrativos do Morro de Salete, e também substituirá o Pároco nestas semanas. Ir. Vitor estará no Morro.

Pe. Sebastião levou o Provincial, de carro, à cidade mais próxima, Taió para que tome um ônibus para Rio do Sul e depois continue em outro ônibus a São Paulo, chegando dia 02 e partindo para a seguinte visita em Queimados, Rio de Janeiro.

O Provincial agradece a disposição, acolhida e compromisso dos espiritanos na missão em Salete e exorta  a seguir missionando.

Também pede orações  a cada um, por esta gestão provincial, para que caminhe com a luz do Espírito Santo e conduza com o Conselho tudo pelo caminho da prudência, coerência, servindo e agindo com paciência, justiça, caridade, misericórdia e sabedoria.

Caminhemos juntos,

Pe. Leonardo, CSSp

Provincial

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *