Família Espiritana Mensagem do Provincial Notícias

Provincial no Jardim Laguna

Provincial no Jardim Laguna

De sábado de noite a terça-feira

10-13/11/18

Contagem – Minas Gerais – Jardim Laguna

Paróquia Divino Espírito Santo

Comunidade Nossa Senhora Virgem dos Pobres

Espiritanos nesta Missão: 2

Pe. Selço Eissing:

66 anos de idade

42 anos de vida religiosa

39 anos de sacerdócio

Tem experiência em administração, em gestão eclesial e confessional, economia, contabilidade e auditoria.

Esteve em equipes de formação de espiritanos, conselho provincial e em paróquias.

Atualmente está na missão como pároco.

Pe. Elias I. Udeh:

Nigeriano

42 anos de idade

15 anos de vida religiosa

06 anos de sacerdócio

Além de sacerdote é engenheiro, com experiência, e é teólogo articulista (escreve).

Expressa uma espiritualidade forte, uma formação sólida, missionário simples, com muita disponibilidade pastoral, também faz trabalhos manuais de jardinagem e conservação imobiliária, austero com uma sensibilidade e enorme compreensão – respeito e escuta ao povo, chegando aos mais pobres com predileção aos doentes.

Já trabalhou na missão espiritana de Cabo Frio – RJ e agora está em Contagem.

É, atualmente, Vigário Paroquial.

Esta equipe espiritana é internacional com 24 anos de diferença geracional.

Houve a oportunidade de ver e participar, durante estes días, da sua vida comunitária, da oração, das refeições, descanso e de celebrar a missa dominical com a Comunidade Nossa Senhora Virgem dos Pobres.

É uma comunidade com ideias objetivas, claras, trabalha com planejamento participativo em casa e na pastoral.

Nestas semanas estão realizando as avaliações anuais das comunidades e pastorais. Os resultados serão compilados para alimentar a Assembleia Paroquial.

Há serviços bem distribuídos e equilibrados. Sacerdotes e lideranças se complementam e se fortalecem juntos para melhorar o acompanhamento nas áreas centrais e periféricas.

Há um ritmo diário de oração comunitária.

Além da Paróquia, ambos cuidam do patrimônio imobiliário da Congregação referente à antiga comunidade de formação de primeiro ciclo, quase geminada com a casa Paroquial.

São espiritanos muito atenciosos, acolhedores, transparentes na gestão comunitária e Pastoral.

Há um testemunho de vida fraterna, inclusive na participação conjunta, da vida do povo através dos diferentes convites que chegam.

É uma comunidade simples, austera, sem luxos mobiliários.

Houve a oportunidade também de visitar uma família e dialogar com algumas lideranças; de intercambiar ideias com os espiritanos sobre a futura casa de idosos da Província, tanto quanto sobre a formação do Postulantado, e momento para falar, analisar e ver a situação do imóvel que foi casa de formação de primeiro ciclo durante muito tempo e o outro imóvel que está em locação em Coqueiros….

Tudo reúne desafios que puxam ações para o presente e o futuro da Província.

Esta primeira parte da visita terminou com o encontro de confraternização das duas comunidades espiritanas vizinhas, aproveitando a presença do Provincial.

Gratidão e incentivo de parte do Provincial à esta equipe que está dando tão certo.

O Provincial se encontra com os confrades, não só para encaminhar decisões ou propor mudanças, ou mesmo para resolver problemas…

O Superior atual da Província do Brasil tem um método que quer romper com o medo, a tensão, a resistência dos confrades e do povo ao receber a notícia de que chegará ou já está na comunidade o Provincial.

Também, em ocasiões, Pe. Laurindo vem para ver, e não fazer nem dizer muito, mas para partilhar, conviver, animar no caminho, às vezes ajudar pastoralmente, e caminhar junto, gratuitamente, como um pastor que estima e gosta de estar com, no meio e junto do seu rebanho.

A metodologia de Pe. Leonardo é de manter a máxima aproximação, transparência, tratar de conhecer e acolher melhor a cada irmão, participar e saber de suas vidas, apoiando e confirmando-os na missão…

O Espírito Santo fortaleça e conduza tudo e todos com seus sete dons por caminhos coerentes onde possa crescer o espírito missionário da e na Igreja, tanto quanto nas lideranças, famílias, e vida religiosa consagrada.

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *