Família Espiritana Mensagem do Provincial Notícias

Provincial visita Irmão Luiz Lima

Viagem do Superior Provincial para ir ao encontro de um confrade na sua família…e fazer uma visita canônica.

Esta semana, de terça-feira a sexta-feira (03-06/abril), o Provincial, Pe. Leonardo, esteve em Natal, Rio Grande do Norte

É uma longa viagem aérea. Foram três horas e meia de voo para ir e três horas e vinte para retornar a SP.

Lá foi visitar o Ir. Luiz Lima.

Depois que o Ir. Luiz partiu do seu ambiente de nomeação missionária, Grupo Alto Juruá, Cidade de Cruzeiro do Sul, se dirigiu à sua família em Natal. Logo foi à casa do seu pai, Heleno, em Lagoa de Pedra, RN.

Depois de refazer um pouco as energias, com a ajuda solidária da sua família, especialmente do seu pai, ele começou a fazer um longo tratamento odontológico. O seguro de saúde não cobre odontologia. Obviamente é caro. E depois dos cinquenta anos de idade isso é um pouquinho mais exigente.

Em maio começará a próxima etapa.

Ir. Luiz e seu Pai Heleno

Passados três anos da morte da sua mãe, nesta semana seu pai, que tem 83 anos, foi diagnosticado com um problema cardíaco. Aproveitando os conhecimentos homeopáticos preparei um remédio complementar para seu tratamento e ele já está tomando com muita fé. Seu pai me disse: “Deus não veio mas me mandou um enviado dele.”

É um homem sereno, de muita fé, que reúne profunda sabedoria e continua sendo o esteio da família.

Pude visitar seus irmãos, irmã, sobrinhos, cunhados e seu pai. Me reuni com todos que, com muito carinho e alegria, me ofereceram, reunidos em família, um delicioso café regional, com o mais típico da terra.

Especialmente neste semestre, a prioridade do Ir. Luiz será os cuidados com a sua saúde pessoal e o acompanhamento ao seu pai. Já veremos como tudo se encaminha para o segundo semestre.

Em Setembro ele estará no Retiro da Província em Belo Horizonte e continuaremos o diálogo.

Tem enorme disposição e alegria para se reincorporar, retornar à Província onde será renomeado ao serviço missionário que lhe corresponderá.

Há propostas e luzes bem importantes já sinalizadas para 2019.

Ele não está trabalhando no momento nem está vivendo em comunidade religiosa (e sim na sua família), mas tem estado frequentando a comunidade paroquial mais próxima.

Do que vi, experimentei e testemunhei, destaco a importância da valorização das origens de onde cada missionário vem; O permanente contato com a família; o valor dos encontros e reuniões familiares; a solidariedade na dor e nos desafios. O significado desta presença para ambos lados.

Família Ir. Luiz

Ali vi uma família realmente muito saudável, alegre, muito solidária, compreensiva, uns atentos aos outros com uma unidade ímpar.

Um missionário muitas vezes responde aos desafios e dá soluções aos problemas de muitos, mas nunca deve esquecer de ser esta Ponte também na sua família de base, e ser desprendido para ajudar, inclusive, economicamente, quando seja necessário, dando do próprio salário.

É importante está vigilante para não se acomodar em nenhum tipo de conforto e comodidade sem antes saber se há um mais necessitado, que pode ser até um familiar, pois eles também não medem esforços para ajudar.

Antes de sair aproveitei também para visitar meu irmão mais novo que mora em Natal e também minha mãe que está lá desde Novembro.

Assim terminou a visita do Provincial que retornou a São Paulo para ir visitar outro confrade, e desta vez será em Tocantins.

 

Obrigado Ir. Luiz por tudo, parabéns pela bonita família e continuaremos caminhando juntos.

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *