Quem Somos

bagamoyoSomos uma Congregação Missionária dentro da Igreja Católica e nos dedicamos ao anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, sobretudo entre os mais pobres e desfavorecidos. Procuramos construir o Reino de Deus e a Igreja entre os povos em diversos lugares que ainda não conhecem Cristo ou mal o conhecem. Defendemos a vida e apoiamos as pessoas necessitadas com a nossa presença humana. Ajudamos no desenvolvimento humano, econômico e cultural por meio de projetos que promovam a integridade das pessoas desfavorecidas e das comunidades pobres.

Somos uma Congregação resultado da união de duas congregações. A primeira fundada pelo Pe. Cláudio Poullart des Places no Domingo de Pentecostes de 1703, em Paris –França, e a segunda pelo Pe. Francisco Libermann no ano de 1841. Houve a fusão das duas congregações no ano 1848, formando a Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Imaculado Coração de Maria.

Brasão_CSSpSomos uma Congregação internacional aproximadamente 3000 religiosos, padres e irmãos, atuando em mais de 60 países, em todos os continentes, assumindo compromissos missionários trans-culturais. Trabalhamos juntamente com milhares de homens e mulheres leigos colaboradores na missão. Retemos como ideal para nossa vida Espiritana, a vida das primeiras comunidades cristãs, portanto a Congregação tomou como lema: “Um só coração e uma só alma” (At 4,32).

Somos chamados a viver em comunidade, partilhando uma vida em comum de oração e serviço fraterno uns aos outros. Muitas das nossas comunidades são pequenas e inseridas no meio do povo onde trabalhamos. Num mundo com tantas divisões entre povos e nações, estamos aceitando cada vez mais, o desafio de viver em comunidades internacionais com outros Espiritanos de diversas culturas e línguas. Vivendo juntos em comunidade como irmãos damos visibilidade à nossa missão espiritana e isso é um testemunho forte, antes de se pronunciar qualquer palavra.

Somos cento e quatro espiritanos no Brasil. Alguns são dos países da Europa, África, América Central, e temos também brasileiros de todas as regiões do Brasil. Os primeiros espiritanos chegaram em Belém do Pará, em 1885 e logos depois foram para Manaus e subiram o rio Solimões para estabelecer uma missão em Tefé, onde ainda temos uma forte presença. Hoje, temos comunidades espiritanas nos estados de Acre, Amazonas, Minas Gerias, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e no Distrito Federal.