Mensagem do Provincial Notícias

Sessão de abertura

Assembleia Eletiva da Província Espiritana no Brasil

Hoje, 04/09, às 19:30h, o Pe. José Altevir da Silva, CSSp, provincial da Província espiritana no Brasil, fez abertura da assembleia eletiva, que está acontecendo em Belo Horizonte – MG. A mesma se estenderá até o dia 08 do corrente mês.

Pe. Altevir deu as boas-vindas a todos os participantes, valorizando a presença de todos, especialmente aqueles que vêm de mais longe. O provincial dizia que o objetivo desta assembleia é eleger o provincial para os próximos três anos e seu conselho, missão esta que será assumida dia 02 de fevereiro de 2018. Mas, além deste objetivo, ressaltou também que durante o evento, os participantes irão cuidadosamente visitar o Plano de Ação da Província e fazer os devidos encaminhamentos.

Mas um encontro desta natureza, afirmava o Pe. Altevir, prima de maneira especial o fortalecimento dos laços amigáveis, das relações fraternas, de poder “gastar tempo” com o seu irmão, enfim, matar a saudade, partilhar as coisas boas que estamos vivenciando nos mais diferentes lugares de nosso apostolado. Religiosos que se prezam, jamais reduzirão uma assembleia provincial, em mero espaço de decisão, mas antes de tudo, de relação. Por isso devemos recorrer a Palavra de Deus, especialmente no início do mês da Bíblia, valorizando a centralidade da Palavra e da Pessoa de Jesus Cristo em nossas vidas, em nossas comunidades, na missão de cada um.

Na sequência, Pe. Altevir apresentou os nomes dos moderadores à assembleia, que consultada, confirmou e aprovou os mesmos, são eles: Pe. Edson José do Sacramento, Pe. José Ordean e Pe. Adalberto Ferezini. Na função de moderadores, conduzirão os trabalhos até o fim da Assembleia.

Feita acolhida, Pe. Haroldo Evaristo, conduziu a oração, inspirada em Mt 5, 13-16, luz do mundo e sal da terra, envolvendo os participantes neste processo orante.

Pe. Altevir convidou os moderadores a ocuparem a mesa, e fizeram o que é de costume: aprovação da pauta e confirmação das tarefas durante a assembleia. No final, o provincial convidou a todos para invocar o Espírito Santo e como é de práxis na Congregação, cantaram a Salve Regina, pois temos devoção mariana. Assim é oficialmente chamada nossa congregação: Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Coração de Maria. E às 20:30h, Pe. Altevir ao encerrar a sessão, declarou aberta esta assembleia.

 

José Altevir

José Altevir

Sou natural de Guajará - AM. Fui ordenado padre espiritano em 06/12/1992, em Cruzeiro do Sul - AC. Trabalhei em Vilhena - RO por seis anos. Em São Paulo, fui formador por mais nove anos. Trabalhei também como assessor da Comissão Missionária e secretário do COMINA, na CNBB, em Brasília. Atualmente, estou como Provincial dos espiritanos no Brasil.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *