Formação Inicial

Somos 999 espiritanos em formação

estatisticas_cssp
Estatísticas da formação inicial.

A Coordenação para a Formação e Educação da Casa Geral Espiritana, em Roma, lançou no último mês as estatísticas da formação inicial na congregação. Ao total são 999 jovens e adultos em formação. Presente nos cinco continentes, os espiritanos em formação estão em maior número na África, cerca de 907, enquanto América e Europa somam juntos 48 estudantes. Crescente são os números no continente asiático, em 2012 foi aberto o primeiro noviciado, no Vietnam, com 7 noviços. Atualmente são 44 jovens na Ásia.

A congregação possui diversas comunidades de formação. Basicamente são cinco etapas que integram a chamada formação inicial. Trata-se de um caminho de discernimento, que começa na animação vocacional e “conclui” com a profissão perpétua dos votos religiosos. Entretanto, as constantes mudanças do mundo exigem dos missionários um estado permanente de formação humana, espiritual, teológica, profissional e pastoral, para além dos anos de formação inicial.

Os vocacionados são um dom para a congregação, através deles nossa família continua sua missão específica no mundo e na Igreja. Eles são acolhidos e acompanhados por um espiritano, a fim de conhecer a natureza e objetivos da congregação, por leituras e convivência com nossas comunidades. Havendo o desejo, depois deste discernimento, os candidatos podem fazer o pedido para ingressar na formação inicial, onde viverão em uma de nossas casas de formação.

Capela do Noviciado, em San Lorenzo, Paraguai.
Capela do Noviciado, em San Lorenzo, Paraguai.

O centro da formação religiosa é o noviciado, um tempo propício, que dura doze meses, para que os candidatos à vida religiosa possam aprofundar sua vocação. O noviciado orienta-se para uma escolha livre e responsável no sentido de consagrar a vida ao apostolado na família espiritana ou então optar por outro estado de vida cristã. Na América do Sul, o noviciado acontece no Paraguay, na cidade de San Lorenzo.

Antes do noviciado, os vocacionados vivem o postulantado, etapa de formação que dura pelo menos dois anos e, normalmente integra os estudos filosóficos. O postulantado pretende dar aos candidatos a possibilidade de adquirir uma maturidade humana e religiosa para ingressar no noviciado. Na América do Sul, temos dois postulantes em São Paulo e Fernando de la Mora, Paraguai. Atualmente, no Brasil, os postulantes estudam na UNIFAI.

Aqueles que ao final do noviciado professam os votos religiosos de castidade, pobreza e obediência passam a viver na Comunidade Beato Laval, em São Paulo. Os jovens professos estudam teologia, no ITESP, e aprofundam o compromisso espiritual e religioso nesta etapa, e fazem um verdadeiro discernimento em vista da nomeação missionaria, segundo as prioridades da congregação.

Há ainda o estágio missionário, elemento essencial na formação inicial espiritana, que normalmente dura dois anos e acontece em situação transcultural junto dos pobres, assim os formandos espiritanos podem viver concretamente as características da vida missionaria, antes de assumir uma responsabilidade de fato. O estágio pode acontecer antes ou depois do noviciado, na América do Sul, normalmente, é após o noviciado.

Celebração Eucarística, na Comunidade Laval.
Celebração Eucarística, na Comunidade Laval, São Paulo.

Cada etapa possui objetivos específicos centrados no apostolado, espiritualidade e vida em comunidade fraterna, Todo esse caminho tem como objetivo formar seres humanos integrais capazes de se entregar no serviço missionário, segundo as pegadas de Cláudio Poullart deus Places e Francisco Libermann: formar pobres para servir os pobres. Somos 999 jovens e adultos em discernimento, que sonham em seguir os passos de Jesus de Nazaré, na Congregação do Espírito Santo.

Lucas Duarte

Sou natural da zona oeste de São Paulo-SP. Entrei na família espiritana em 2008. Atualmente sou agente da Pastoral Carcerária (Região Belém - ArquiSP) e assessor da Juventude Espiritana Missionária (JEM).

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *