Espiritualidade

Tiago Laval, Apóstolo da Maurícia

PLaval_esclaves[1]Na última sexta-feira, 9, toda a família espiritana celebrou a vida de Tiago Desiré Laval. O nosso Beato Laval.

Tiago Laval nasceu em Croth, Normandia, França, em 18 de setembro de 1803. Formou-se e exerceu medicina, mas depois sentiu o chamado para ser padre e missionário.

É verdade. Eu hesitei por muito tempo entre o sacerdócio e a medicina. Escolhi a medicina e agora sei que estava enganado. Deus está me chamando. Esta é minha vocação. Como padre serei uma pessoa mais útil. Eu devo seguir a voz de Deus

Laval foi ordenado em 1838 e serviu como pároco em Pinterville, uma pequena paróquia de 486 habitantes. Ele adorava crianças e tornou-se um professor de catecismo muito estimado. Em 1841, foi convidado por Libermann a trabalhar junto aos 70 mil escravizados recentemente libertados nas Ilhas Maurícias. Desses, três em cada quatro já tinham sido batizados. Marginalizados, eram tratados como “burros de carga”. Embora sozinho, Laval começou a trabalhar com esta população.

Primeiramente, começou por ensinar àqueles que encontrava a amar a Deus e amar uns aos outros. Depois, começou a preparar alguns para se tornarem catequistas, assim como cuidar dos doentes e dirigir grupos de oração comunitária.

Laval morreu em 9 de setembro de 1864. Cerca de 40 mil pessoas – metade da população da Ilha – foram para o seu funeral, demonstrando a estima que tinham pela sua obra. Muitos milhares de peregrinos de diferentes etnias e religiões visitam seu túmulo cada ano, cantando: “Não tem santo nos céus como o padre Laval”.

Tiago Laval (1803-1864), Missionário Espiritano, é o pai espiritual da Ilha Maurícia. Foi beatificado em 1979 por João Paulo II. Foi a sua primeira beatificação.

Lucas Duarte

Sou natural da zona oeste de São Paulo-SP. Entrei na família espiritana em 2008. Atualmente sou agente da Pastoral Carcerária (Região Belém - ArquiSP) e assessor da Juventude Espiritana Missionária (JEM).

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *