UCAL

UCALVivemos num momento da nossa história Espiritana em que os desafios da missão exigem novas maneiras de organização e intercâmbio entre todos. Recentemente, em todos os cinco continentes onde há presença Espiritana, o Conselho Geral está promovendo uma nova estrutura de colaboração e solidariedade entre os grupos Espiritanos chamada “Uniões das Circunscrições”. Estas uniões de vizinhas visam uma maior integração entre os espiritanos, padres irmãos, jovens em formação e leigos/as de uma determinada região, e, ao mesmo tempo, uma ação missionária mais dinâmica, criativa e flexível num mundo globalizado.

A nossa união se chama A UNIÃO DE CIRCUNSCRIÇÕES DA AMÉRICA LATINA (UCAL). Efetivamente, a criação da UCAL oficializou e fortaleceu a colaboração, a criatividade e o intercâmbio que estava ocorrendo deste 1974.  As seguintes circunscrições são membros da UCAL:  os Grupos da Amazônia,  do Alto Juruá, Brasil Sudoeste, a Província do Brasil e o Grupo Internacional do Paraguai. Cooperamos em vários níveis:

  • Missão em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia;
  • Noviciado internacional em San Lorenzo, Paraguai;
  • Teologado internacional em São Paulo, Brasil;
  • “Encontrões” trienais para a Família Espiritana da América Latina;
  • Equipe de promoção e animação do Carisma Espiritano;
  • Promoção do laicato Espiritanos;
  • Encontro anual dos formadores da América Latina  (às vezes com a participação dos formadores das circunscrições de Haiti, México e Porto Rico).

 

Para decidir e dar continuidade aos diversos projetos, a UCAL tem um conselho que reuni a cada ano. Este conselho é formado pelos Superiores Maiores das cinco circunscrições. Também, para o bom funcionamento das diversas atividades, temos uma equipe executiva composta de dois superiores maiores (um como coordenador), um secretário executivo, e um ecônomo.

Toda essa nova organização é um novo jeito de ser missionário em pleno século XXI e fazer-se cada vez mais próximo para o bem do Povo de Deus.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *