Família Espiritana Missão Espiritana Paroquias

Visita Canônica do Provincial aos membros do Brasil que trabalham no grupo Alto Juruá

Visita Canônica do Provincial aos membros da Província do Brasil que trabalham no Grupo Alto Juruá.

Nestes dias Padre Leonardo está em visita aos confrades que trabalham no Grupo Alto Juruá.

Em sua viagem, uma parte (volta) de ônibus, na BR 364, estrada entre Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó (AC), um pouco mais de 250 km de distância entre uma cidade e outra, gastou 07 horas de viagem.

Em Feijó – AC, ele visitou algumas famílias adjacentes, onde também esteve presente acompanhando os serviços da Pastoral da Juventude décadas atrás.

Em Tarauacá esteve na Paróquia São José, visitando a comunidade espiritana que é formada por três confrades; conseguiu, acompanhado do pároco, visitar as comunidades urbanas.  É só uma paróquia para dois municípios (Tarauacá e Jordão). 

Renato e Pe. Leonardo

Visitou e se reuniu durante várias horas com o Renato, que já tem os votos perpétuos e que está há um ano em seu estágio missionário. Agradece a calorosa, fraterna, alegre, acolhida e atenção dos padres Sylvester, Steven, e do estagiário Renato.

Assim como agradece o tão nobre gesto do Superior do Grupo Alto Juruá que viajou de Cruzeiro do Sul até Tarauacá só para levar o Padre Leonardo e, depois já usou o ônibus.

Condições do ônibus

Em sua viagem, Padre Leonardo testemunhou as precárias condições da estrada, BR 364, e do transporte nos quais o povo pobre viaja. E com o clima chuvoso piora mais ainda a estrada. Neste trajeto presenciou Indígenas vivendo na beira do rio e caminhando sem rumo algum com seus muitos filhos nas ruas das cidades ribeirinhas.

 

Percebeu que é um espaço possível para uma pastoral específica, para uma intervenção, um acompanhamento, diferenciado do CIMI, como Igreja e como sociedade.

O que será desta gente, de diferentes nações indígenas (uma delas – na foto são os indígenas Katukinas).

Mesmo sendo tantos indígenas, inclusive no ônibus, na estrada em Tarauacá, e ainda mais em Feijó, no seu silêncio marcado por suas vestimentas, costumes, pulseiras, se nota um olhar perdido no vácuo horizonte e dói constatar que são os seres humanos invisíveis para os que optam pela indiferença.

Padre Inácio e Padre Leonardo

Padre Leonardo também esteve com o confrade Padre Inácio, Superior do grupo Alto Juruá CSSp, com quem ainda se reunirá nestes dias que faltam para concluir a visita, incluindo o Bispo Diocesano (espiritano) na cidade de Cruzeiro do Sul.

E, obviamente, estando em Cruzeiro do Sul, aproveita para estar com sua mãe na ocasião do festejo do dia das mães.

Provincial e sua Mãe

 

No calor acreano

Na próxima matéria, falaremos de mais detalhes da sua visita, já em Cruzeiro do Sul.

 

 

 

 

 

Veja os registros na viagem:

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *