Família Espiritana Mensagem do Provincial Notícias Paroquias

Visita do Provincial em Governador Valadares – MG

Chegou a vez de Governador Valadares receber a visita canônica do Provincial, Padre Leonardo.

No dia 27 de março, recebemos a visita do Provincial na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, para visita canônica.

Chegou no ônibus que saiu de São Paulo no dia anterior, passando por Belo Horizonte. Depois de muitas horas de viagem, e logo da sua chegada na parte da tarde, juntou-se ao Padre Adalberto, Padre Carlinhos e Padre Daniel para atender confissão individual com início às 14:00hs e término às 23:50hs. Pe. Leonardo, do momento que começou, atendeu Confissões ininterruptamente, sem se levantar da cadeira, durante um período de 07 horas.

Neste período foi muito grande o número de fiéis que compareceram para confessar-se e a todo momento a fila estava muito grande.

Padre Leonardo aproveitou muito o período da sua estadia na Paróquia e na Residência Espiritana:

visitou todas as comunidades, reuniu com os confrades, conversou com os paroquianos, conheceu a realidade da paróquia e conheceu toda a sua infraestrutura (imóveis, obras sociais, centros pastorais etc.) e também o que pertence à Província, reuniu-se com o Administrador, se reuniu individualmente com cada sacerdote espiritano, fez reunião privada com a comunidade de sacerdotes espiritanos, não deixou passar a oportunidade de visitar a cidade (com suas ilhas, novos bairros e periferias), também o Pico da Ibituruna, esteve na Cúria Diocesana conversando com o Bispo da Diocese de Governador Valadares, Dom Felix.

Para alegria dos paroquianos, Padre Leonardo também participou do Tríduo Pascal e da Páscoa nas 05 comunidades da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes:

Na quinta-feira Santa, presidiu a missa da Ceia do Senhor na Comunidade Bom Pastor.

Na sexta-feira Santa, na Comunidade Matriz a Paixão do Senhor – a Veneração da Cruz.

No sábado Santo, presidiu a Vigília Pascal na Comunidade Santa Maria Madalena.

No domingo de Páscoa, pela manhã às 08:00hs presidiu na Comunidade São Geraldo.

Às 09:30hs na Comunidade Matriz na missa dos jovens.

E à noite às 19:30hs foi a vez da Comunidade Mãe de Deus. 

Com paciência, com olhos clínicos, com muita espiritualidade e de modo centrado e estratégico, Pe. Leonardo aproveitou todos os momentos, inclusive no contato com os líderes, para ir, sutilmente, avaliando, sugerindo, oferecendo luzes, pistas em vários aspectos da vida pastoral, comunitária, familiar, paroquial e social.

Pôs todos para pensar sobre qual deve ser a Missão e o papel da Paróquia da Paróquia N. Sra. de Lourdes, hoje, a partir do ano 2018, como é e o que deveria rever, replanificar, reorganizar e decidir para que seja uma Paróquia mais profética, mais missionária, mais caritativa, para que seja uma Igreja mais aberta, desprendida, mais leve e mais pastoral.

De igual modo deixou orientações, luzes, pistas de ação e um claro questionamento sobre o papel e a Missão dos Espiritanos neste momento em Governador Valadares depois de mais de 05 décadas de presença, história e compromisso…E qual poderá ser a direção pastoral, claro que também mantendo a comunhão e seguindo as linhas da Igreja local.

Também sinalizou a importância de que se faça uma profunda avaliação que ajude a discernir e não seja uma paróquia configurada como uma empresa, com um enorme quadro de pessoal, com mais de duas dezenas de assalariados, nem seja parecida a uma ONG, nem os espiritanos sejam meros administradores nem funcionários absorvidos na maior parte do seu tempo pela comunidade matriz…

É uma paróquia com rostos e realidades diferentes, com plenas capacidades de desmembramento, de reconfiguração, de desprendimento, para criação até de novas paróquias, para assumir ou deixar áreas, para dar o potencial que corresponde até mesmo aos imóveis, de modo que os espiritanos também possam concentrar-se no essencial, na missão profética que o tempo atual necessita, que não sejam meras pastorais e pastores de conservação e manutenção daquilo que sempre existiu e sim sejam, com os leigos, agentes de transformação.

Pe. Leonardo também foi incisivo na orientação que exige uma forte replanificação para que com seus mais de 40 grupos ativos, a Paróquia não seja um mero conjunto de pastorais e pequenas ilhas, mas que possa realmente ser e servir, não como conjunto de pastorais, e sim Pastoral de Conjunto.

Agradeceu pela alegria, a disposição, o compromisso de todos, o legado e testemunho espiritano e ressaltou que espera um novo compromisso vocacional paroquial para que acompanhe, comprometa e envie à Comunidade de formação, anualmente, um jovem para ser espiritano porque nestas tantas décadas de serviço missionário ainda não tem um sacerdote espiritano filho nativo desta Paróquia (e qual será o motivo?)…não basta enviar, é preciso acompanhar e rezar muito…

Assim concluiu sua visita levando e deixando muita esperança.

E assim retornou a São Paulo de carro na segunda-feira feira para continuar outras visitas a partir do dia 04 a outros lugares e confrades.

Feliz Páscoa a todos!

Abaixo algumas fotos da visita do Provincial:

Oscarlos Teixeira

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *