Mensagem do Provincial Notícias Notícias Provincial

Últimos acontecimentos

Vários Missionários espiritanos passaram pela Casa Provincial, em São Paulo, nestes últimos dois meses.

Entre eles, destacam-se:

Maria Jesus

Maria Jesus Souza:

Provincial conduziu a Missionária leiga ao aeroporto

 

Leiga espiritana brasileira, paranaense, servindo em Santa Cruz de la Sierra – Bolívia. Passou pela Casa Provincial em São Paulo regressando de viagem de Irlanda e Alemanha.

 

Renato
Renato

Renato Damião Pires da Silva:

Espiritano brasileiro de Governador Valadares – Minas Gerais,  concluiu a Teologia, fez votos perpétuos, de 37 anos. Agora está no seu último ano de estágio missionário no Grupo Alto Juruá, precisamente em Tarauacá. Passou por São Paulo de ida ao Retiro anual provincial e logo foi por uns dias ficar com a sua família. Teve duas reuniões com o Provincial.

Padre João Chiuzo:

Espiritano brasileiro, de Adamantina, estado de São Paulo, que está em missão em Ceilândia há oito anos, estava regressando de seu merecido recesso, tendo visitado sua família, seguindo, com alguns outros confrades de carro para o retiro provincial em Santa Luzia – MG – na grande Belo Horizonte (na fila de trás é o primeiro) – a partir do fim deste ano será o vice formador do Teologado internacional/UCAL – Juniorato em São Paulo.

Sander Brian:

Sander Brian

Jovem acriano, de 21 anos, engenheiro, de Rio Branco, filho de pais muitos católicos, sendo seu pai diácono permanente na Diocese de Rio Branco. Ele esteve em São Paulo em experiência e retiro para discernimento vocacional. Esteve no Postulantado, Juniorato espiritano e Casa Provincial.

Pe. Vitor Ferros:

O Provincial e comunidade visitaram e se confraternizaram com o Formador do Juniorato, Pe. Vitor Ferros, na ocasião do 13º aniversário de sua ordenação presbiteral (da direita para a esquerda: Leonardo – de Ceilândia – 1º ano de teologia; Pe. Carlos; Pe. Vitor – de Portugal -Formador; Pe. Leonardo/Provincial; José Miguel – de Paraguai – 3º ano de teologia; Oscar – de Paraguai – 1º ano de teologia; João Paulo – de Minas Gerais – 3º ano de teologia; Edvan – de Amazonas – 1º ano de teologia).

João Paulo Gomes Carvalho:

Espiritano de votos temporários, mineiro, 31 anos, estudante do terceiro ano de teologia. Foi instituído Leitor e Acólito pelo Superior Provincial no dia 02 de outubro (da esquerda para a direita: João Paulo, Provincial, José Miguel) na Paróquia São João Batista em Vila Mangalot – São Paulo.

 

José Miguel Portillo:

Espiritano de votos temporários, paraguaio, 32 anos de idade. Já fez o estágio missionário em Gana/África. Estudante do terceiro ano de Teologia no ITESP. Foi Instituído Leitor e Acólito pelo Superior Provincial de Brasil no dia 02/10.

(da direita para a esquerda: José Miguel, Provincial, João Paulo).

John Kennedy:

Aspirante espiritano 2018 e o Provincial

É um dos aspirantes espiritanos que iniciou esta etapa em outubro em São Paulo. Foi acompanhado pelos espiritanos que estão em Ceilândia – DF. Abertura do Ano Vocacional e Aspirantado – entrega das chaves da casa/comunidade onde o aspirante viverá.

 

 

 

Durante a Celebração Eucarística – destacando vários momentos onde as próprias fotos falam por si:

Participação de leigos, como a antiga conhecida Altina e tantos outros, irmãs espiritanas, formandos do Aspirantado, Postulantado, Juniorato, sacerdotes da província do Brasil e do Grupo Brasil Sudoeste. O Coordenador da UCAL, Pe. Jorge Boran…Um grande encontro para rezar em família.

 

Envio de Pe. Vidal da Cunha Silva:

É um sacerdote secular de 47 anos de idade, que tem 10 anos de ordenação presbiteral, filho de Iguaba Grande – Rio de Janeiro – que fez o pedido para entrar na Congregação do Espírito Santo. Ele está fazendo as etapas canônicas correspondentes. Esteve numa comunidade e paróquia espiritana durante um ano em Ceilândia. Foi enviado por um ano à Missão Espiritana na Bolívia.

Espiritanos presentes na celebração do dia 02 de outubro em São Paulo:

Foi a celebração da morte do Fundador da Congregação do Espírito Santo, Pe. Claudio Poullart des Places, padroeiro do Postulantado.

Instituição de ministérios de Leitor e Acólito

Abertura do Ano Vocacional Espiritano

Abertura do Aspirantado

Envio Missionário

Foi realizada na Paróquia São João Batista – Vila Mangalot em São Paulo, onde o pároco é Pe. Edson Sacramento.

Jantar e confraternização na comunidade do Postulantado espiritano:

Depois da Missa do dia 02 de outubro, leigos e religiosos espiritanos se encontraram para um jantar de confraternização na comunidade do Postulantado onde estão os estudantes de filosofia com o formador Pe. Haroldo.

POSTULANTES:

 

Conselho Provincial em Reunião:

Na sede da Província Espiritana do Brasil em São Paulo, o Conselho Provincial realizou a quarta reunião ordinária deste ano, onde fez várias deliberações.

Irmão Helmut Glaisner:

No aeroporto de Guarulhos – SP, regressando à sua circunscrição e país de origem depois de muitas décadas de serviço espiritano no Brasil. Nossa Gratidão e os melhores desejos para a continuidade da vida missionária na Alemanha, sua terra natal.

Formadores da UCAL reunidos:

Os formadores da União das Circunscrições Latino-americanas estiveram reunidos na Casa Provincial na segunda semana de outubro. Entre eles estavam alguns superiores maiores. 08 espiritanos participaram:

De Amazônia, Alto Juruá, Paraguai, Bolívia, Brasil Sudoeste e Província do Brasil

(da esquerda para a Direita: Padres Márcio/Bolívia; Haroldo/Filosofia Brasil; Leonardo/Provincial; Irmão Mariano/Paraguai; Vítor/Teologia Brasil; Carmelo/Amazônia; Jorge Boran/UCAL e Sudoeste Brasil; Inácio/Alto Juruá – Acre)

Superior do Alto Juruá, Pe. Inácio – angolano, com o Provincial do Brasil Pe. Leonardo – Durante o Encontro de Formadores na Casa Provincial em São Paulo.

Provincial e Pe. Inácio

Formadores visitam a Comunidade do Juniorato espiritano/Teologia:

O grupo de formadores que aproveitou o Encontro para visitar o Teologado internacional espiritano em São Paulo.

Aniversário:

João Paulo esteve de aniversário nestes dias e no café da tarde contou com a presença do Provincial no teologado.

Assim termina o pequeno relato dos últimos acontecimentos que envolveram a Província …nos últimos dois meses….

A partir de domingo, dia 28 o Provincial, continua as suas atividades e responsabilidades provinciais com viagens, visitas, reuniões com espiritanos, bispos de algumas dioceses, e outros trabalhos e articulações que requerem a sua presença, começando por Salete – SC, Queimados, Cabo Frio – RJ e depois seguindo para Minas Gerias. Estará várias vezes fora de São Paulo, concluindo processos e encaminhamentos antes do último Conselho Provincial de 2018 que será nos dias 04 e 05 de dezembro. Mas sempre a serviço de todos através do WhatsApp ou celular.

Seja sempre um promotor vocacional que chama pelo testemunho como um Missionário Alegre e Feliz.

Pe. Leonardo, CSSp

Provincial