Notícias

Assembleia Eletiva 2017

assembleia janeiro 2017

Vida comunitária em prol da missão, é tema da Assembleia Eletiva da Província Espiritana no Brasil, a ser realizada de 04 a 08 de setembro de 2017, no Recanto Coqueiros d’Água – Santa Luiza, na região de Belo Horizonte – MG.Pe. Altevir, o atual provincial, encontra-se no fim do seu segundo triênio nesta missão de animar, coordenar a Província. Segundo ele, a assembleia tem por objetivo principal eleger o provincial e seu conselho, além de avaliar e planejar algumas áreas do plano de ação da Província. As assembleias da Província acontecem em plena sintonia com as linhas gerais da Congregação.

A Regra de Vida Espiritana (RVE) no número 21, fala de pertencer e construir uma mesma família espiritana. Sobre este assunto, escreve o Pe. Altevir:

primeira assembleia da Província 1990

Pertencer e Construir são verbos repletos de significados e compromissos, aqui utilizados para exprimir os objetivos da atual fase da Animação da Congregação do Espírito Santo. Nossa RVE, 151ss, nos diz que para o serviço da nossa missão e comunhão, a Congregação organiza-se em estruturas diversas, cuja base principal é a comunidade de vida, diferentemente em função de seus membros e dos seus compromissos apostólicos. Cada confrade tem o direito de viver em comunidade local espiritana. A vida comunitária significa para nós a aceitação e observância de vida comum, com seu superior, para ajudar na coordenação, tudo por amor ao Reino e na solidariedade da missão. Pois nossa missão, é sempre a missão da Congregação. Seja qual for nosso tipo de apostolado, como sacerdotes ou como irmão, leigos procuramos ser testemunhas do reino de justiça e paz, vivendo em nossas comunidades uma autêntica caridade, feita de compreensão e de perdão mútuo, de partilha e de hospitalidade. Nossas comunidades devem ser espaços privilegiados do amor fraterno, carinho, respeito pelo diferente, pelo novo, espaço de confiança e acima de tudo, escola para dignidade da vida (em todas as suas fases) e missão! Pois elas são muitas vezes marcadas pela diversidade e complementaridade: doentes e saudáveis, cheios de saúde, jovens e idosos, sacerdotes e irmãos, formamos todos uma só família, comprometida com a mesma missão. É justamente neste contexto, que devemos perceber, sentir, que a nossa Província está envelhecendo e de hoje em diante, se acentua cada vez mais a necessidade desta solidariedade, jovens cuidando de idosos, sãos, cuidando dos enfermos; devemos nos deixar guiar pelas veredas do Evangelho: “Revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se tiver razão de queixa contra o outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. E, acima de tudo isto, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição” (Col 3, 12-14). Assuntos como estes contidos neste texto serão contemplados no decorrer desta assembleia.

Ao povo de Deus presente nas paróquias onde atuam os espiritanos, amigos dos espiritanos, leigos espiritanos, recorremos a todos vocês pedindo suas orações para que nossa assembleia se realize na força do Espírito Santo.

 

 

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

Comentar

Clique para comentar