Capítulo Geral

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Vejam, vou faz algo novo” Is 42, 19

            Queridos Espiritanos, Padres, Irmãos, Leigos, Leigas,  juventude espiritana e todo Povo de Deus, nós Espiritanos estamos no limiar de uma nova era de nossa história como missionários  que se consagram a Deus ao serviços dos mais pobres e abandonados de nossa sociedade.

            Os 318 anos da fundação de nossa Congregação é motivo para celebrar o que aconteceu ao longo destes 3 séculos e de construir um “Novo Começo”; O XXI Capítulo Geral de nossa Congregação do Espirito Santo Sob a proteção do Coração Imaculado de Maria, tem com o tema “ Vejam, vou fazer algo novo”. Novo Começo remete a futuro. E o futuro não é um lugar para onde iremos, mas sim, algo que vamos construindo; os caminhos a serem trilhados  até ele (Futuro) não estão descobertos, mas se faz no dia a dia; e a construção desses caminhos renovam tanto o construtor quanto o destino dos protagonistas deste novo atuar na historia. Assim você e eu somos convidados para,  juntos, criarmos o futuro que queremos para a vida e a missão Espiritana no mundo hodierno. Entretanto, para isso, é necessário muito diálogo, discernimento e contemplação da realidade que nos circunda com olhar de fé, assim como fez Padre Claudio Poullart Des Places, no inicio da fundação do seminário do Espírito Santo.

 Desta forma, certos do amor de Deus e da proteção do Coração Imaculado  de Maria para conosco, nós ousamos “fazer algo novo” no hoje de nossa historia como missionários do Amor de Deus. Contemplando a realidade atual com olhos de fé, damos respostas novas aos problemas de nossa sociedade atual. Não se trata aqui de repetir ações e métodos do passado, do início da Congregação, mas de assumir os mesmos valores e fundamentos que deram sentido às ações do padre Poullart Des Places naquele tempo, e que continuam dando sentido a nosso agir pessoal e institucional. Todos nos somos convocados, interpelados e desafiados a comprometer-nos na busca da conversão pessoal e institucional. Só assim haverá um novo Pentecostes e um Novo Começo, e desta forma faremos algo novo e viveremos em “um só coração e uma só alma”.

 

Até agora houve:
03/10:
Abertura Oficial do XXI Capítulo Geral da Congregação do Espírito Santo
04/10: Retiro
05/10:
Apresentação dos Relatórios do Superior Geral e do Ecônomo Geral
06/10:
Apresentação das Uniões de Circunscrições

Conferência sobre:
Os Desafios da Missão Contemporânea

Todos os dias realizamos 4 sessões de trabalhos: 2 de manhã e 2 de tarde

O dia inicia com a Eucaristia e conclui com as Vésperas e jantar.

O clima e ambiente é muito fraterno.
O Sol nestes dias tem produzido calor intenso mas como a estrutura que acolhe está na margem da praia é possível desfrutar do vento e da água do oceano índico.

Os participantes estamos distribuídos, em termos de hospedagem, em dois lugares:

Hotel Stella Maris
(que é de propriedade da Província Espiritana da Tanzânia e é onde se realiza todo o Capítulo Geral) e

Millenium Hotel (este fica um.pouco mais distante na região central da cidade, porém, seguindo a mesma orla/praia – 15 minutos caminhando)

 

PROAME
Quem ajuda na evangelização tem
méritos de evangelizador.
colabore

Posts recentes

Superior Geral no Brasil

O 25° Superior Geral da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Coração Imaculado

UCAL 2022

No dias 18-23 de abril aconteceu em Santa Cruz de la Sierra- Bolivia, o encontro