Notícias UCAL

Centenário espiritano no Alto Juruá

A Congregação do Espírito Santo, chegou na Região do Alto Juruá, através dos espiritanos alemães em 1917. Passando acompanhar e colaborar com o desenvolvimento dos povos aqui existentes: seringueiros, indígenas, agricultores, ribeirinhos; trabalhando também em educação, na construção das cidades, cuidado das crianças órfãs (orfanatos) dos hansenianos (leprosário), da terceira idade, criando ambientes de verdadeira recuperação da pessoa humana e sua dignidade. Foi desenvolvido um bonito trabalho na formação dos leigos, formação das primeiras comunidades eclesiais de base, paróquias, prelazia e consequentemente o que hoje é a Diocese. Os espiritanos foram responsáveis pelas primeiras farmácias populares nesta região. Investiram também nos projetos de agricultura e acompanharam de perto os assentamentos. Entre outras atividades, criaram as primeiras escolas técnicas, profissionalizantes, como por exemplo, construção de barco, horticultura, olaria, mecânica.

Tudo isto faz parte da missão dos espiritanos nesta Região. Apesar do cuidado com social, não se furtaram em zelar pelas vocações espiritanas e muito colaboraram com a formação sustentabilidade do clero diocesano.


Neste domingo, 23/04/2017, às 19:30, na Catedral de Cruzeiro do Sul, iniciaram-se as celebrações do centenário dos espiritanos com uma missa solene, presidida por Dom Mosé Pontelo, bispo desta diocese, que também é espiritano. A celebração foi muito participativa, na qual foi notável uma verdadeira ação de graças pela história de vida e missão neste chão.

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

2 Comentários

Clique para comentar

  • Quanto tempo se passou …desde que o padre Jose Altevir, foi embora de nossa comunidade Nossa Senhora da Conceiçao do jardim laguna Contagem MG deixando saudades ,e um grande trabalho e um aprendizado muito grande.obrigada pelos ensinamentos.

  • Parabéns a toda comunidade espiritana do Alto do Juruá, na força do espírito deram belo testemunho de missão e compromisso com os mais pobres.
    A toda família espiritana agradecemos tão grande dedicação e espirito generoso na doação e construção de uma sociedade mais justa e fraterna.