POULLART_DES_PLACESCláudio Poullart des Places nasceu em Rennes (França), em 26 de fevereiro de 1679, no seio da alta sociedade bretã. Tinha o mundo a seus pés; mas no fim de um retiro mudou por completo o rumo da sua vida: deixou a toga de advogado e decidiu ser padre diocesano para o serviço dos pobres. À porta da Faculdade de Teologia (o Colégio Luís o Grande, em Paris) encontra um estudante pobre, sem meios; começa a ajudá-lo. Em breve são já um pequeno grupo desses estudantes que tudo esperam dele. Instala-se com eles num alojamento precário perto da Sorbone. Cláudio Poullart des Places e sua comunidade consagram-se a Nossa Senhora em Saint-Étienne-des-Grès, Paris. A 27 de maio de 1703, dia de Pentecostes, esta primeira comunidade fraterna de formação consagra-se ao Espírito Santo, tendo Maria por guia.

poullart des places

Passado um ano Cláudio está exausto sob o peso do trabalho e das responsabilidades. Na oração descobre então que precisa de confiar mais no amor do Senhor e partilhar as suas canseiras com outros colaboradores. Nasce, assim, a Sociedade do Espírito Santo ao serviço do Seminário do Espírito Santo, no qual se oferece a estudantes de poucos recursos uma formação sólida, adequada e exigente. Ordenado padre em dezembro de 1707, Cláudio termina, nem dois anos passados, a sua peregrinação silenciosa de servidor dos pobres; morre a 2 de outubro de 1709, com 30 anos, de uma epidemia que alastrou em Paris. Foi sepultado na vala comum do clero pobre junto à Igreja de Saint-Etienne-du-Mont. A Sociedade do Espírito Santo contava já então com 70 jovens.

[su_youtube url=”http://youtu.be/Lkz5da_mgdo” responsive=”no”]

Ao longo do século XVIII, o Seminário do Espírito Santo formou cerca 1200 padres, a maior parte para o serviço das paróquias e capelanias carenciadas das dioceses de França; mas já por volta de 1730 tinha uma forte vertente missionária com padres aí formados a serem mandados para o Canadá e para o Extremo Oriente, por intermédio das Missões Estrangeiras de Paris. Pouco antes da Revolução Francesa assume o encargo espiritual de Saint Pierre e Miquelon, da Guiana e de Saint Louis do Senegal. Como muitas outras, a Sociedade foi suprimida em 1792, no calor da Revolução. Restaurada em 1816, vê ser-lhe confiada a missão de prover às necessidades pastorais das colônias francesas.

Oração pela beatificação de Cláudio

capelaDeus, Pai de bondade infinita,
nós vos louvamos porque destes à vossa Igreja
a Congregação do Espírito Santo,
através de Cláudio Poullart des Places.

Que o testemunho de vida santa que ele nos deixou,
sobretudo, o seu amor pelos pobres,
seja luz para as nossas vidas e
nos leve a viver a missão com a audácia do amor
derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.

Concedei-nos, vos pedimos, a sua beatificação,
bem como a graça particular que hoje,
por sua intercessão imploramos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém!