Família Espiritana Notícias Notícias Provincial Paroquias

Concluiu a visita no grupo Alto Juruá

CONCLUIU A VISITA NO GRUPO ALTO JURUÁ

Assim como foi dito na matéria anterior, o Superior Provincial Padre Leonardo, esteve de passagem pelo grupo Alto Juruá, e participou de reuniões, encontrou-se com membros da Província, e do Grupo Alto Juruá, também esteve com familiares parentes de espiritanos, e com leigos da família espiritana e várias outras pessoas. 

Esteve com Padre Heriberto Douteil, que com seus quase 83 anos, é um dos últimos missionários alemães que ainda permanece como uma rocha espiritual firme nestas terras de missão, assim como o velho sábio alemão Padre Pedro Bermes.

Reuniu-se com Padre Inácio, superior do Grupo Alto Juruá, que é angolano e se naturalizou brasileiro.

Na Diocese de Cruzeiro do Sul fez também a visita oficial ao Bispo Dom Mosé, que é espiritano e já foi provincial. Estiveram reunidos na residência episcopal e no dia seguinte todos se encontraram para partilhar um almoço na casa Central espiritana.

Padre Leonardo também visitou e reuniu-se com familiares de espiritanos, como foi o caso de Dona Gisalda, de 85 anos, mãe do Padre Carlinhos que é Vigário na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em Governador Valadares – MG

Também recebeu o convite dos amigos, de lideranças e outros profissionais para uma prosa.

Presidiu eucaristias em diferentes comunidades e na Catedral de Cruzeiro do Sul que é a sua paróquia de origem. Celebrou com as mães no dia das mães e com isso pôde homenagear a sua própria mãe e permanecer com a mesma e encontrar outros familiares.

A CSSp escreveu muitas páginas da história acreana e amazonense, com um legado bem visível na igreja, na sociedade, na educação, na saúde, na agricultura, no desenvolvimento produtivo sustentável, no modelo de economia, no comércio, na formação das famílias, na cidade, na zona rural, com os campesinos, com os indígenas, com os ribeirinhos, na formação da Igreja e do Clero, na assistência social, na recuperação de pessoas dependentes de vícios e adições, na política, na cultura, captou muitas vocações para a Congregação.

É bastante óbvio que apesar de tanta contribuição a CSSp ainda poderia ajudar muito mais porque apesar dos avanços ainda é uma terra de missão, com muitas facetas e desafios incluindo a violência, o narcotráfico e a drogo dependência.

Abaixo mais fotos da visita.

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

Comentar

Clique para comentar