Notícias Provincial

Espiritanos na Amazônia – Desafios e Esperanças

Nos dias 03 a 5 de janeiro de 2017 aconteceu a Assembleia do Grupo Espiritano da Amazônia. Nosso encontro aconteceu na Casa da Missão, hoje Centro de Espiritualidade Poullart des Places, na Boca do lago Tefé, lugar simbólico para a Congregação. Ali trabalharam Espiritanos de diversas nacionalidades no início do povoamento dessa região e dali seguiram em missão por esses rincões. É ali também que se encontra o cemitério onde foram sepultados vários missionários Espiritanos que dedicaram suas vidas a missão nessas terras que neste ano faz 120 anos de nossa chegada.

Foram dias de confraternização e reflexão acerca da missão espiritana na Amazônia em que olhamos o nosso presente e futuro na região.  Trabalhamos o nosso projeto missionário para colocar em prática as decisões de nosso último Capítulo e demos passos significativos para a nossa pastoral vocacional.

Constatamos que ainda há muito trabalho a ser feito e estamos conscientes dos desafios, como o número reduzido de pessoal para atender as necessidades da missão nessa realidade.

Entretanto saímos dessa assembléia com a esperança renovada e com o desejo ainda maior de servir ao povo de Deus nessas terras. Alegres pelos reencontros com os confrades, pela partilha de vida e da missão, e por nos sabermos parte de uma mesma família, onde buscamos viver a fraternidade, apesar das nossas diferenças. Essa Casa de irmãos, a família Espiritana.

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

2 Comentários

Clique para comentar

  • Parabéns aos confrades do Amazonas. Que os frutos desta assembleia gere vida para vocês e os povos aos quais se dedicam. Que o Espírito Santo os abençoe !!

    • Obrigado amigo André,

      Estamos em sintonia e em comunhão em querer fazer mais e melhor ao jeito de Jesus.

      Grande abraço.