Aqui na grande Brasília – a gigante cidade satélite do Distrito Federal, Ceilândia, continua em ebulição com bastante mobilidade humana, igrejas sem religião, armas em promoção e algumas ruas verdadeiramente bélicas.
Mas também há fé profunda, gente simples, lutadora, organizada e, ainda muito abandonada por seus governantes.
É aqui, no Ano de São José, que cheguei para reencontrar confrades espiritanos da Província do Brasil.
Esquerda para direita: Pe. Haroldo, Provincial, Pe. Tomás – em Ceilândia/DF
À medida que a cidade cresceu, os pobres foram empurrados às extremas periferias – com eles a Congregação também migrou e os acompanha.
Hoje, aqui, foi oportuno agradecer ao Pe. Tomás (Pároco de São José Operário) por abrir mão de seu vigário paroquial em vistas de uma outra nomeação.
Ao mesmo tempo agradecer a generosidade do Pe. Haroldo que aceitou nosso convite para assumir uma nova missão.
Por isso, Pe. Haroldo, parte para São Paulo, capital. Primeiro ficará na Casa Provincial e logo depois, irá ao Jardim Planalto, Região Episcopal Belém, Zona Leste de São Paulo, para mais este compromisso evangelizador e pastoral que estamos assumindo como Província do Brasil neste imenso território da Arquidiocese de São Paulo.
Em duas semanas já chegará aqui o novo vigário paroquial que será o Pe. Gilberto Rosa a quem também agradecemos por aceitar o desafio.
A paróquia é imensa e dinâmica com muito potencial. Visitei também hoje a parte da casa paroquial que está em ampliação – mesmo no meio dos desafios econômicos consequentes da pandemia Covid-19, todos estão fazendo esforços para o crescimento e fortalecimento também das infraestruturas. Excelente gestão, trabalho de equipe e muita aliança com as lideranças leigas.
Nossa gratidão por este testemunho, esta coragem e compromisso espiritano missionário no meio desta imensidão de gente.
Caminhando Juntos,
Avante sem medo!
Pe. Leonardo, C.S.Sp.✍🏻
Provincial/Brasil 🇧🇷
Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP e agora é Vigário Paroquial em Ceilândia/DF (retornando depois de 13 anos fora).
Comentar