Mensagem do Provincial

Eu creio na Ressurreição

Foto: José Altevir CSSp

Feliz Páscoa!

Foto: padre Altevir, CSSpPáscoa é a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. Dor e alegria que se fundem, pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus. É difícil explicar a Páscoa Cristã, sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam como festejaram os hebreus há três mil anos. O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante sua vida terrena. E na última vez que Ele celebrou a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas o mundo inteiro, a quem prepara para a edificação do Reino dos Céus.

Páscoa é vitória, é o homem e a mulher chamados ao seu maior sonho: a dignidade! Como não se alegrar pela vitória d’Aquele que tão injustamente foi condenado por sua paixão pelo Reino à  mais terrível crueldade: a morte de cruz? Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao Ressuscitado, unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos, as desilusões, as humilhações, as cruzes, a violação da dignidade humana, na esperança de que todo sofrimento seja transformado e a vida respeitada, protegida e amada.

A Páscoa é memória de passagem, de saída da escravidão em luta por uma terra de leite e mel. Páscoa é a trajetória em comunhão, é caminhar mesmo em meio às dores, ao deserto e ao medo. Páscoa é festa familiar que ritualiza o cotidiano. É um convite de comunhão para todas as pessoas, tempo de comer juntos, de amar juntos, refazer as relações.

A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã e a nossa missão: aproximar as pessoas, suscitar vínculos entre si, criar novas relações e acima de tudo, lutar juntos para que cada homem e mulher jamais perca a esperança na vitória do bem sobre o mal.

A vida é missão, e nela se faz presente nosso compromisso pascal: pôr-nos a caminho, porque um novo amanhecer há de chegar e vai prevalecer a vida. Feliz Páscoa!

Um abraço cheio de esperança!
Pe. Altevir, CSSp

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

Comentar

Clique para comentar