Eu creio na Ressurreição

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Foto: José Altevir CSSp

Feliz Páscoa!

Foto: padre Altevir, CSSpPáscoa é a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. Dor e alegria que se fundem, pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus. É difícil explicar a Páscoa Cristã, sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam como festejaram os hebreus há três mil anos. O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante sua vida terrena. E na última vez que Ele celebrou a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas o mundo inteiro, a quem prepara para a edificação do Reino dos Céus.

Páscoa é vitória, é o homem e a mulher chamados ao seu maior sonho: a dignidade! Como não se alegrar pela vitória d’Aquele que tão injustamente foi condenado por sua paixão pelo Reino à  mais terrível crueldade: a morte de cruz? Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao Ressuscitado, unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos, as desilusões, as humilhações, as cruzes, a violação da dignidade humana, na esperança de que todo sofrimento seja transformado e a vida respeitada, protegida e amada.

A Páscoa é memória de passagem, de saída da escravidão em luta por uma terra de leite e mel. Páscoa é a trajetória em comunhão, é caminhar mesmo em meio às dores, ao deserto e ao medo. Páscoa é festa familiar que ritualiza o cotidiano. É um convite de comunhão para todas as pessoas, tempo de comer juntos, de amar juntos, refazer as relações.

A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã e a nossa missão: aproximar as pessoas, suscitar vínculos entre si, criar novas relações e acima de tudo, lutar juntos para que cada homem e mulher jamais perca a esperança na vitória do bem sobre o mal.

A vida é missão, e nela se faz presente nosso compromisso pascal: pôr-nos a caminho, porque um novo amanhecer há de chegar e vai prevalecer a vida. Feliz Páscoa!

Um abraço cheio de esperança!
Pe. Altevir, CSSp

PROAME
Quem ajuda na evangelização tem
méritos de evangelizador.
colabore

Posts recentes

Mensagem do Provincial

Depois de realizar várias visitas, encontros, reuniões, passando pelas comunidades missionárias, em outras cidades e