Mensagem do Provincial Missionárias Espiritanas Presença Espiritana

Gratidão a Dom Sérgio Castriani, CSSp

Dom Sérgio Castriani,

Quando o visitei em Manaus escutei de ti a narrativa do seu cotidiano incansável na missão – e agora também nos unimos a ti neste seu gesto acertado que indica que soubeste a hora de parar.

Certamente foi um discernimento desafiante, mas o Espírito Santo está contigo e a força do alto, a solidariedade sacerdotal, a fraternidade do povo de Deus que estava confiado a ti e, a presença dos amigos não te faltarão.

Tendo cuidado de tantas pessoas no itinerário missionário, é o momento de priorizar um pouco mais o cuidado consigo – da vida que Deus te presenteou.

Com o tempo, também apreciarás esta nova etapa e o novo modo de ser presença conservando a sua essência, experiência, legado e inspirações.

Como havias dito há um tempo, hoje o Papa Francisco considerou o seu gesto, depois de haver exposto a sua situação de saúde atual ao mesmo, deixando-o à vontade para decidir em relação à sua função à frente da Arquidiocese de Manaus.

Neste contexto o Papa Francisco nomeou Dom Leonardo Steiner como novo Arcebispo de Manaus (AM).

Nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese, a sua pessoa tem no tempo que segue uma importante missão na transição até que o novo Arcebispo assuma o pastoreio em 2020.

Expresso-te gratidão em nome da Província espiritana do Brasil e da CSSp aqui na América Latina por seu serviço, testemunho e compromisso, especialmente na Amazônia – no Acre como sacerdote recém ordenado, já na sua primeira nomeação missionária, mais adiante como Bispo de Tefé e nos últimos anos como Arcebispo de Manaus – uma vida bem marcada por estas terras, estradas, rios, igarapés e florestas, campo e cidades no Norte do Brasil. Reconhecemos que a sua contribuição na Igreja e na sociedade são enormes.

Obrigado por seu serviço, tão atento, dinâmico e ativo, feito com simplicidade e muito zelo, no sacerdócio missionário e episcopal, assim como nossa solidariedade e orações por sua saúde e por esta nova etapa de emeritude.

Caminhando Juntos

Fraternalmente, 

Pe. Leonardo, CSSp

Provincial/Brasil

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

Comentar

Clique para comentar