Homilia de encerramento do Capítulo Geral 2021

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“EIS QUE EU FAÇO ALGO NOVO: NÃO A VEDES?” (Is 43,19) Esta celebração eucarística de fechamento do 21º Capítulo Geral da nossa Congregação tem lugar num Domingo, onde a Igreja Universal celebra o Domingo Mundial das Missões, cujo tema é: “Não podemos ficar calados sobre o que vimos e ouvimos” (Atos 4,20).

Na sua mensagem para este dia, o Papa Francisco recorda a necessidade urgente de missionários de esperança que, ungidos pelo Senhor, sejam capazes de anunciar Jesus Cristo, de sair ao encontro dos outros, de ir para as periferias do mundo e de ser mensageiros e instrumentos de compaixão, apesar das diferenças. Reunidos em Bagamoyo para o 21º Capítulo Geral da nossa Congregação, sob o tema: “Eis que faço algo novo…” (Is 43,19), verificamos a fidelidade da Congregação à sua missão na Igreja, avaliámos a implementação das medidas tomadas pelos Capítulos anteriores, e estabelecemos as prioridades missionárias para os próximos oito anos que se segue, em fidelidade à nossa herança espiritual, ao carisma dos nossos fundadores, no mundo contemporâneo (Relatório do Superior Geral, p. 1), (Is 43,19), verificamos a fidelidade da Congregação à sua missão na Igreja, avaliámos a implementação das medidas tomadas pelos Capítulos anteriores, e estabelecemos as prioridades missionárias para os próximos oito anos em fidelidade à nossa herança espiritual, ao carisma dos nossos fundadores, no mundo contemporâneo (Relatório do Superior Geral, p. 1).

Em oração, na reflexão e discernimento, e no espírito de sinodalidade, identificamos os novos rostos da pobreza, às quais devemos responder de uma forma criativa e nova à luz do nosso carisma. Neste Domingo Mundial das Missões, o Senhor nos envia como apóstolos da esperança nos nossos lugares de vida e de trabalho – circunscrições, comunidades, ministérios – para partilhar o que temos vivido, visto e ouvido. Em oração, reflexão e discernimento, e num espírito de sinodalidade, identificámos as novas faces da pobreza às quais devemos responder de uma forma criativa e nova à luz do nosso carisma. Neste Domingo Missionário Mundial, o Senhor envia-nos como apóstolos da esperança nos nossos lugares de vida e de trabalho – circunscrições, comunidades, ministérios – para partilhar o que temos vivido, visto e ouvido.

A minha reflexão incidir-se-á sobre os textos evangélicos dos dois últimos domingos, bem como sobre os deste domingo. Estes textos apresentam-nos três armadilhas que devemos estar atentos quando o Senhor fizer algo novo em nós e na nossa congregação: a armadilha da riqueza, a armadilha do poder, e a armadilha da cegueira. A armadilha da riqueza: o apelo do jovem rico no primeiro domingo no início do Capítulo, recordava-nos que não se pode seguir Cristo quando ainda se está sobrecarregado com o peso da bagagem. Se para o jovem o peso da bagagem era riqueza, para nós Espiritanos e Leigos poderia ser algo de atitudes ou de comportamentos que são obstáculos aos novos horizontes da missão Espiritana. Cada um e cada uma de nós deve renunciar àquilo que nos impede de responder ao convite do Senhor: “Vem e segue-me“.

Há aqui um convite a superar, a libertar-se de comportamentos passados para seguir Cristo e permitir ao Senhor que faça algo novo em nós e na nossa Congregação. A armadilha do poder: No segundo domingo, Jesus nos chama atenção contra o perigo do poder por parte dos discípulos missionários. Tiago e João gostariam de ter bons lugares no Reino de Deus. Jesus, com grande paciência, retoma então o seu ensinamento sobre o serviço e toma a si próprio como exemplo afirmando que “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para 2 servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Como missionários religiosos, fomos chamados, não para nós próprios, mas para os outros. Pois não há verdadeira vida religiosa sem serviço aos outros. Portanto, todas as responsabilidades que recebemos na Congregação e na Igreja devem ser exercidas num espírito de serviço, humildade e caridade fraterna, e não no espírito de vangloria, como queriam os discípulos, um à direita e outro à esquerda. A armadilha da cegueira: No Evangelho deste domingo, Cristo oferece-nos, através do Bartimeu, o pobre cego sentado à beira da estrada, uma “nova visão da vida”.

As palavras de Bartimeu foram simples e sem complicações. Não houve grandes discursos, nem negociações, nem estratagemas. Ele respondeu diretamente: “Que eu veja”. E Jesus disse-lhe que a sua fé o tinha curado. Consciente da sua cegueira, consciente da sua deficiência, ele simplesmente perguntou: “Mestre, que eu veja de novo”. Ao responder à sua oração, Jesus dirigiu-se a ele como um homem de fé: “A tua fé te salvou” Pensemos no que ele fez: tirou o seu velho manto, levantou-se e foi ter com Jesus. A velha capa pode ser um símbolo do seu passado, da sua escuridão, do seu pecado, do seu desespero. Ele fez um ato de fé cheio de esperança, e Jesus não o decepcionou. Todas as tentativas, dos que passavam, de o fazer calar, fizeram-no ainda mais decidido.

Ele sabia claramente o que queria, e sabia quem o poderia ajudar. A situação da cegueira aplica-se a cada um de nós como indivíduos e como Congregação. Resistir à mudança, querendo a todo o custo manter a sua posição, são atitudes de cegueira que se opõem ao novo que o Senhor está a fazer na nossa Congregação. Viver no saudosismo dos velhos tempos e no remorso do passado são obstáculos aos projetos que o Senhor prepara para o nosso futuro. O novo só será perceptível se aceitarmos ser transformados, se aceitarmos fazer a experiência viva de Cristo presente na Igreja e nas vicissitudes da história, saindo da nossa cegueira e sendo iluminados pelo Senhor. As palavras de Poullart des Places em “Reflexões sobre as Verdades da Religião (Agosto 1701)” são de uma pertinência constante: “Declaro-vos que quero resistir a estes atos funestos do pecado. Mas não o posso fazer sem a vossa ajuda, e não posso pedir-vos demasiado. Não permitais que eu me torne cego; iluminai-me com a mesma luz com que iluminastes um Agostinho, um Paulo, uma Madalena e tantas outras pessoas santas. Não poderei familiarizar-me com os ídolos, irei destruí-los nas suas mais fortes trincheiras, e por razões sólidas e firmes da vossa graça, procurarei arrancar as cabeças ressurgidas do dragão. Dar-vos-ei a conhecer os corações que já não vos conheciam; e imaginando a perturbação das almas que estão nos maus vícios, vou persuadi-las, convencê-las e forçá-las-ei a mudar de vida; e sereis eternamente louvado pela boca que sempre vos amaldiçoaria…” Façamos nosso o pedido de Bartimeu: “Mestre, que eu veja outra vez!” Tenhamos fé em Deus, pois o que Ele quer fazer pela nossa Congregação nos tempos vindouros é maior do que o que Ele fez ontem. Que o Senhor, neste Domingo Mundial das Missões, pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, abra a nossa mente e o nosso coração aos sinais da sua ação na nossa Congregação hoje e nos dê a coragem, no encerramento da celebração deste 21º Capítulo Geral, de ir além de modelos missionários ultrapassados que não correspondem com as necessidades das mulheres e dos homens do nosso tempo. Amém.

Pe. Alain Mayama CSSp  Superior Geral

Homilia de encerramento do Capítulo Geral 2021

https://www.facebook.com/spiritanroma/videos/2818785331758170/?sfnsn=wa

10-24 pe Alain Mayama – homilia encerramento

PROAME
Quem ajuda na evangelização tem
méritos de evangelizador.
colabore

Posts recentes

Superior Geral no Brasil

O 25° Superior Geral da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Coração Imaculado

UCAL 2022

No dias 18-23 de abril aconteceu em Santa Cruz de la Sierra- Bolivia, o encontro