Notícias

Mensagem do Conselho Geral Alargado 2016

Confira a mensagem do Conselho Geral Alargado 2016:

Mensagem do Conselho Geral Alargado 2016
para todos os confrades do mundo inteiro

Padre Altevir participou do CGA como representante da UCAL.
Padre Altevir participou do CGA como representante da UCAL.

Nós, membros da Congregação do Espírito Santo, participantes do CGA 2016, realizado em Roma, de 19 de Junho a 2 de Julho, regressamos às nossas terras de Missão com um enorme sentimento de gratidão.
Agradecemos ao Deus de misericórdia pelo dom da nossa vocação e pela força do Espírito que impele todos os Espiritanos a irem pelo mundo anunciar a Boa Nova da Justiça, da Paz e da Solidariedade (cf. Lc 4,18-19). Agradecemos a todos os Espiritanos, professos e leigos, pelo testemunho ousado e corajoso do Amor de Deus em mais de 60 países dos cinco continentes. O CGA foi um tempo forte de oração, reflexão, encontro, partilha e crescimento no conhecimento mútuo e na Missão sem fronteiras.
O objetivo deste CGA era o de avaliar o cumprimento das decisões do Capítulo Geral, realizado em Bagamoyo-Tanzânia, em 2012. Nesse sentido, em plenárias e comissões, nós partilhamos, refletimos e apontamos algumas pistas de futuro sobre temas como: a animação da Congregação, as nomeações missionárias, a educação, a formação para a Missão, as finanças, a proteção de menores, as situações irregulares, a justiça, paz e integridade da criação (JPIC), os Leigos Associados Espiritanos, a organização da Congregação e as uniões de circunscrições.
Nós também consagramos uma parte do nosso tempo para escutar um certo numero de experiências significativas de confrades comprometidos em diferentes regiões do mundo: nossa missão espiritana na Ásia (Vietnam), na Bolívia, na Europa e na América do Norte. Nós também escutamos um testemunho sobre a iniciativa missionária no Sudão do Sul e sobre um novo projeto de educação na Nigéria. Ficamos maravilhados com as novas fronteiras que se abrem na área do desenvolvimento.

50 anos da Casa Geral em Roma.
50 anos da Casa Geral em Roma.

O trabalho realizado em cada dia do CGA foi oferto a Deus nas celebrações litúrgicas cotidianas, acompanhadas através do som melodioso da Kora senegalense. É preciso salientar o jubileu dos 50 anos da chegada da Administração Geral a Roma e nossa participação na Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, na Basílica de S. Pedro, com o Papa Francisco. A festa do jubileu da Casa Geral foi uma ocasião oportuna para reunir um certo numero: de antigos superiores Gerais, de antigo conselheiros e de antigos empregados que serviram na casa geral.
Bagamoyo 2012 foi o ponto de referência, mas já apontamos o olhar e o coração para 2020, data do próximo Capítulo Geral, por isso já consagramos algum tempo para discutir algumas questões importantes.

Queremos agradecer todos os confrades da congregação pela sua participação na preparação do CGA e pela suas orações que nos acompanharam.
Agradecemos a Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo caminho já realizado, pela esperança que se renova e pela confiança que se desenha no futuro de uma Missão Espiritana feliz, ousada e comprometida.
Pedimos ao Espírito Santo que, pela intersecção da Virgem Maria e de nossos fundadores, Cláudio Poullart des Places e Francisco Maria Paul Libermann possa nos proteger alegres e fiéis na Missão que Ele nos confiou.

 

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

1 Comentário

Clique para comentar