Família Espiritana Notícias Notícias Provincial Paroquias Presença Espiritana

Missão espiritana em Salete – SC

 

Depois de uma longa e muito boa Viagem de 🚗 saindo de São Paulo, já aqui no Sul na Missão Espiritana🔥 em Salete – Santa Catarina onde estamos com presença há 61 anos ininterruptamente. Caminhando Juntos 🤝🏻.

Aqui em Salete – Santa Catarina com nosso confrade espiritano, Pe. Adalberto Erwinski. Estou visitando-o e fazendo gestões relativas à missão espiritana, existente há 61 anos e, ao patrimônio, bens móveis, imóveis da Província aqui e na cidade vizinha de Rio do Campo 🇧🇷. Não é possível visitar muitas pessoas ou famílias nesta vez ainda. Celebramos com algumas dezenas controlando número, muito distanciamento com porta semiaberta. Com o Decreto do Bispo Diocesano aqui da Diocese de Rio do Sul, D. Onécimo, com várias medidas de segurança, reabrem todas as Igrejas neste fim de semana com o festejo de São João Batista, padroeiro principal na Catedral. A secretaria aqui já está atendendo. Tudo volta a funcionar, mas com comportamento e critérios bem diferenciados. Nada será igual. Caminhando Juntos🤝🏻.

lateral e jardins da paróquia I. Conceição (em Salete) confiada à Província 🇧🇷

Aqui no Cemitério em Salete/SC visitando onde estão enterrados vários confrades sacerdotes espiritanos, rezando e agradecendo pelo legado e testemunho de cada um. Notem que na foto há muitas flores sobre uma tumba – é um espiritano a quem o povo atribui milagres, está sempre cheio de flores e recebe bastante visitas.

Aqui do Morro de Salete onde está nosso antigo Seminário Espiritano (que é ainda propriedade da Província 🇧🇷) contempla-se lá embaixo a cidade de Salete e a Paróquia se destaca com as suas torres e pintura nova. Nestes dias aqui há um 🌞 sol bastante forte e o frio fica muito agradável.

Aqui ao lado do Seminário e no Santuário está Nossa Senhora de Salete.
Seminário espiritano e Santuário N. Sra. Salete.
Seminário CSSp – Instituto Pe. Libermann.

 

Seminário espiritano a partir da quadra de Esportes.

 

 

 

 

 

 

 

Este é o hábito espiritano e aqui em Salete foi bastante usado vários anos nesta missão que já tem 61 anos. Ao lado do símbolo CSSp é o atual formador do Postulantado/Filosofia (que funciona em São Paulo V. Mangalot) – Pe. Ordean que também me acompanha nesta viagem.

Aqui na manhã fria de Salete-SC (detrás da casa paroquial está o cemitério) – da esquerda para a direita são os seguintes espiritanos: Pe. Ordean (formador Filosofia em SP), Pe. Adalberto (Pároco e Reitor do Santuário aqui em Salete), Pe. Vida (Diretor do Centro de Animação Vocacional Espiritana – Contagem/Grande Belo Horizonte) e o Provincial🇧🇷 (eu😁✋🏻).

 

…como as fotos vão mostrando – na saudável energia, no testemunho, compromisso e na alegria do Pároco aqui que tem um enorme carisma para este trabalho e é um anfitrião enormemente acolhedor; dos confrades – Formador e Diretor Vocacional – que vieram também trabalhar – suando mesmo no frio –  e me acompanham nesta viagem missionária, que pela intercessão de N. Sra. I. Conceição e N. Sra. Salete, tenham todos uma excelente jornada neste dia com um abraço fraterno🤝🏻 – até a próxima partilha🇧🇷Pe. Leonardo, C.S.Sp.✍🏻.

Alguns dos Padres Espiritanos em diferentes vínculos com a missão no Brasil CSSp no🇧🇷e/ou que passaram ou trabalharam por aqui em Salete.
Complexo do antigo Seminário e Colégio Espiritano aqui em Salete-SC.
Antiga Capela do Seminário Espiritano aqui em Salete-SC🇧🇷.
Hábito Espiritano.
imóveis – lagoas – propriedade da Província do 🇧🇷aqui no Sul.

 

Arrozeiras – plantação de arroz – terras espiritanas – 🇧🇷Província.

 

 

 

 

 

 

Terras de propriedade da Província 🇧🇷aqui em Rio do Campo.

 

Revisitando e inspecionando – Imóveis/ terras agricultáveis da Província 🇧🇷CSSp – Sul.

 

Aqui fazendo Reunião/Diálogo/Visita aos imóveis da Congregação do Espírito Santo – Província do 🇧🇷. Na foto está também V. Junkes – da parte “Arrendatários”. São imóveis rurais em Rio do Campo/SC na linha do Rio Waldrich aindz com mais de 30 hectares ecploráveis em vista de produção – também com água e terra seca. Nada está ocioso. São terras de plantio (arroz, milho, soja), cultivo, lavouras potenciais, eventual produção pecuária – com peixes nas lagoas. Há potencial para mais lagoas naturais, conserva-se área de pastagem, vegetação, bueiros, barragem e captação de água. Nos regimos em base às leis e contrato.

 

 

 

Vitrais – os 7 Sacramentos no antigo Seminário Espiritano aqui em Salete-SC.

Entre os vários serviços também tem sido possível aqui rever, reler parte da história destes 61 anos de presença da Congregação do Espírito Santo aqui, encontrando alguns ex estudantes espiritanos …dos tempos do auge do Seminário CSSp. Na foto reunido nestes dias aqui com um dos ex espiritanos que me expressou sua enorme gratidão por sua formação sólida – é o Empresário Azudir Cattoni.

Empresário Azudir Cattoni – ex estudante espiritano – aqui em Salete nestes dias se fortalecendo com o oxigênio puro que esta cidade oferece e retomando as obras – pediu-me transmitir a todos, especialmente, aos que lhe conhecem – um enorme abraço cheio de gratidão 🤝🏻.

 

1a. Reunião oficial com a Prefeita de Salete – SC – no seu gabinete em Diálogo sobre vários aspectos da gestão municipal e do trabalho espiritano ao longo da história e do futuro.

Além dos outros trabalhos, mesmo no tempo rápido, procurei ver alguns familiares de membros sacerdotes espiritanos filhos e frutos aqui da região e deixar palavras/mensagem de esperança, paz e tranquilidade, assegurando a eles que seus familiares padres estão bem – todas as medidas de segurança são tomadas – em quase todas as fotos onde não há máscara,  lembro que estamos usando 😷e só retiramos a máscara para fazer as fotos mas durante o momento da foto ninguém fica pronunciando  palavras – tiramos também durante a alimentação. Nos higienizamos, evitamos o contato de mãos e sempre há álcool gel. Nesta foto foi o encontro com alguns familiares do Pe. Francisco Luckmann….

Além dos outros trabalhos, mesmo no tempo rápido, procurei ver alguns familiares de membros sacerdotes espiritanos filhos e frutos aqui da região e deixar palavras/mensagem de esperança, paz e tranquilidade, assegurando a eles que seus familiares padres estão bem – todas as medidas de segurança são tomadas – em quase todas as fotos onde não há máscara,  lembro que estamos usando 😷e só retiramos a máscara para fazer as fotos mas durante o momento da foto ninguém fica pronunciando  palavras – tiramos também durante a alimentação. Nos higienizamos, evitamos o contato de mãos e sempre há álcool gel. Nesta foto foi o encontro com alguns familiares do Pe. Selço Eissing….

Além dos outros trabalhos, mesmo no tempo rápido, procurei ver alguns familiares de membros sacerdotes espiritanos filhos e frutos aqui da região e deixar palavras/mensagem de esperança, paz e tranquilidade, assegurando a eles que seus familiares padres estão bem – todas as medidas de segurança são tomadas – em quase todas as fotos onde não há máscara,  lembro que estamos usando 😷e só retiramos a máscara para fazer as fotos mas durante o momento da foto ninguém fica pronunciando  palavras – tiramos também durante a alimentação. Nos higienizamos, evitamos o contato de mãos e sempre há álcool gel. Nesta foto foi o encontro com alguns familiares do Pe. Dionísio Sebold….

Agora há pouco em Reunião com a Prefeita de Salete-SC, Solange Aparecida Bitencourt Schlichting (Chica ou Xica) no seu gabinete – em visita e continuando os diálogos, propostas e articulações. 🤝🏻.

Caminhando juntos no que é possível – unidos nos aspectos e áreas que favorecem um bem maior – pela Vida🤝🏻.

 

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar