Notícias

Papa anuncia a criação de dois cardeais espiritanos

Papa Francisco anunciou, durante a recitação do Angelus deste domingo, que presidirá um consistório em 19 de novembro, no qual ele irá criar 17 novos cardeais. Entre eles estão Sérgio da Rocha, atual Arcebispo de Brasilia e presidente da CNBB, e tambêm dois espiritanos: Dieudonné Nzapalainga CSSp, Arcebispo de Bangui, na Republica Centro Africana; e Maurice Piat CSSp, Arcebispo de Port-Louis, nas Ilhas Maurícias.

archeveque_banguiDieudonné Nzapalainga

Nascido em 14 de março de 1967 em Mbomou, na diocese de Bangassou, República Centro-Africana, Dieudonné será o primeiro cardeal de seu país. 

Tendo professado os votos religiosos na Congregação do Espirito Santo em 1993, ele trabalhou na França e na Republica Centro-Africana. Em 2009 foi nomeado Administrador Apostólico de Bangui, e em 14 de maio de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Bangui. Recebeu a sua consagração episcopal no dia 22 de julho do mesmo ano.

Desde julho de 2013 é o presidente da Conferência Episcopal da República Centro-Africana e nessa qualidade, participou da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, em Outubro de 2014. Em novembro de 2015 acolheu na sua diocese Papa Francisco, que em Bangui mesmo abriu a primeira porta do Ano de Santa Misericórdia. Pessoalmente comprometido com o processo de paz no país, em 2013 participou, com o presidente do Conselho Islâmico e com Presidente da Aliança Evangélica em Bangui, a Fundação da plataforma inter-religioso para a paz na Rep. Centro Africana.

PiatCSSpMaurice Piat

Natural das Ilhas Maurícias, Piat nasceu no dia 19 de julho de 1941.

Sua profissão religiosa na Congregação do Espirito Santo foi no dia 8 de setembro de 1962. Tendo trabalhado na Índia, França e nas Ilhas Maurícias.

Em 21 de Janeiro de 1991, foi nomeado Arcebispo Coadjutor do então Arcebispo de Port-Louis, Cardeal Jean Margéot, e recebendo a consagração episcopal em maio do mesmo ano.

No dia 15 de março de 1993,  recebeu a nomeação de Arcebispo titular da Arquidiocese de Port-Louis. Foi Presidente da Conferência Episcopal do Oceano Índico (C.E.D.O.I.) de 1996 a 2002 e novamente de 2013 a setembro deste ano (2016). Desde 2000 é membro do Comité Permanente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (S.C.E.A.M.). Em outubro de 2015 participou do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

Foi com grande alegria que a Família Espiritana recebeu a noticia! Aos dois novos cardeais da Igreja nossas orações para que o carisma espiritano de opção preferencial pelos sem voz e sem vez seja

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

Comentar

Clique para comentar