Notícias

Eleição do Provincial e seu Conselho

Pe. Leonardo da Silva Costa, CSSp, provincial eleito pela Assembleia, em Belo Horizonte.

Os espiritanos da Província do Brasil, reunidos em assembleia desde do dia 04 p.p., elegeram hoje, 07/09 o próximo provincial, Pe. Leonardo da Silva Costa, CSSp, natural de Cruzeiro do Sul-AC. Pe. Leonardo aproximadamente há onze anos mora em Santa Cruz, Bolívia, atuando em inúmeras atividades na Igreja Local. Nosso Provincial eleito, tem 44 anos, sendo assim o provincial mais novo ao longo da história da Província do Brasil. Ele fez seus Votos Perpétuos em novembro de 2002 e sua ordenação presbiteral em janeiro de 2006.

O processo eletivo da Província, é muito democrático e participativo. Os primeiros escrutínios, muita gente ganha votos, mas, na medida em que vai aumentando o número de escrutínios, os participantes da assembleia, vão filtrando, qualificando e dando foco às suas escolhas. Nesta assembleia também não foi diferente, ficando para o final, a escolha entre apenas dois candidatos, Pe. Vitor Ferros e Po Pe. Leonardo.

Como é de práxis, na Congregação do Espírito Santo, depois que a Assembleia elege o provincial, entra-se em contato com a Casa Geral, em Roma, apresentando o resultado de todo o processo eletivo e se fica aguardando a resposta do Conselho Geral. Assim respondeu o Conselho Geral, “ venho por meio desta comunicação confirmar a eleição do Padre Leonardo da Silva Costa como Superior Provincial da Província do Brasil para um mandato de três anos, a partir do dia 02 de fevereiro de 2018, de acordo com a RVE 165.2 e 166”. Com esta resposta foi confirmada a eleição do nosso Provincial, Pe. Leonardo. Até o dia 02/02, continua atuando como Provincial, o Pe. José Altevir da Silva, que há quase seis anos vem desempenhando esta missão. A ele o Conselho Geral, agradeceu por sua dedicação e serviço à Província e a Congregação.

Depois que foi eleito o provincial, os participantes da assembleia deram início o processo de escolha dos conselheiros. O Conselho Provincial é composto por seis pessoas: quatro conselheiros, sendo três eleitos pela assembleia, um escolhido pelo Provincial, o ecônomo, indicado nomes pela assembleia e escolhido pelo provincial e o próprio Provincial, formando uma equipe de seis pessoas. Os três conselheiros eleitos foram:

Provincial e seu conselho eleito: Pedro Iwashita, Tomás Sinhá, Leonardo Costa e Vitor Ferros

Pe. Vitor Ferros (Portugal), Pe. Tomás Sanhá (Guiné Bissau) e o Pe. Pedro Iwashita (Brasil). É bom lembrar que Pe. Tomás, é o primeiro espiritano de país africano, eleito para o Conselho Provincial na Província do Brasil, que foi fundada em fevereiro de 1990. Isto é muito bom, pois o conselho representa assim, o trabalho e missão internacional que é próprio de uma Congregação Missionária.

“Completai a minha alegria, tendo entre vós os mesmos sentimentos e a mesma caridade, uma só alma e um só coração. Nada façais por rivalidade, nem por vanglória, mas com humildade…”Fil 2, 2ss). Que o Espírito Santo ilumine e guie sempre o Provincial e o seu Conselho.

 

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

4 Comentários

Clique para comentar

  • Parabéns pelo belo trabalho. Que o Espírito Santo continue a guiar dos passos de todos vocês.
    Grande abraço,
    Margareth de Almeida e Silva Carvalhaes

  • Parabéns padre Altevir pelo trabalho desenvolvido com tanto empenho e dedicação. Que o Bom Deus continue lhe abençoando.

  • Parabéns a TODOS OS eleitos, que o espírito Santo vos ilumine Cada dia.Meu fraterno abraço.