Família Espiritana Mensagem do Provincial Notícias

Provincial visita Pe. Jaime em Sete Lagoas – MG

Provincial visita Pe. Jaime em Sete Lagoas – MG

10 novembro 2018 – Sábado

06:45h, sete horas depois de haver partido de Governador Valadares, Pe. Leonardo chegou à Rodoviária de Belo Horizonte.

Logo partiu, em um carro de lotação, na primeira oportunidade, rumo à cidade de Sete Lagoas que está a 67 km de Belo Horizonte.

Curiosidade sobre a Cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais:

Tem 137 anos de criação.

236.230 habitantes.

Clima tropical de altitude que pode variar de 10° a 37°.

Tem uma paisagem montanhosa de colinas, serras, grutas (como a Rei do Mato), rica em calcário, mármore, ardósia, argila, areia, ferro, Lagoas, casarões, parques e cascatas.

Abriga grandes indústrias automotivas e 23 siderúrgicas…

Tem 30 linhas de ônibus e transporte público.

É rota de passagem à Brasília, Maranhão e Rio de Janeiro.

 

Lugar da Visita do Provincial: Paróquia São Francisco

Espiritano nesta missão:

Pe. Jaime Gradussen (holandês)

Ele tem:

75 anos de nascimento

55 anos de vida religiosa

50 anos de sacerdócio

Trabalhou em Roma na Casa Geral há mais de 20 anos atrás …

Além de ser um grande missionário e pastor espiritano, é intérprete musical…

canta muito bem…

pinta quadros com enorme talento artístico…

Goza de boa saúde a pesar das 20 cirurgias que já fez durante a sua vida missionária …

 

A Paróquia São Francisco:

Foi criada em julho/1997 (há 21 anos)

População Paroquial: 16 mil habitantes

Tem 07 comunidades ou 08 com a matriz – sendo 5 urbanas e 3 rurais:

São Francisco

Santa Teresinha

Santa Clara

Santa Md. Tereza de Calcutá

São Benedito

Santa Maria Gorete

Nossa Senhora do Paiol

Imaculada Conceição

 

Está, atualmente, com:

60 Catequistas

50 Ministros Extraordinários da Comunhão

90 pessoas na Pastoral da Criança

Conta com um forte trabalho social e atenção solidária à pessoas carentes…

 

Em setembro passado 500 pessoas participaram do Jubileu Sacerdotal de Ouro do Pe. Jaime, assim como 17 padres, 1 diácono, o Bispo Diocesano D. Aloisio, a sua família de Holanda e amigos.

Pe. Jaime é o primeiro pároco da Paróquia são Francisco e permanecerá assim até os fins de 2019.

Conserva e compartilha muito talento Pastoral, artístico, cultural com bastante agudeza estética. Sabe viver com leveza e sabedoria.

Viveu em várias comunidades onde estavam os espiritanos holandeses em Minas Gerais, trabalhou quatro anos e quatro meses no escritório do Economato na Casa Geral.

O Bispo da Diocese de Sete Lagoas foi, pessoalmente, pedir ao Superior Geral, que o libere para esta missão, que a assumiu dentro dos critérios missionários da CSSp, junto com a sua circunscrição – naquela época.

Com as mudanças, o número de sacerdotes foi diminuindo, as circunstâncias foram se modificando, os colegas foram falecendo, outros ficando mais debilitados, as paróquias foram, paulatinamente, sendo postas à disposição do Bispo.

Com a orientação do Conselho Geral da nossa Congregação de otimizar recursos humanos e forças houve a fusão dos espiritanos holandeses (centro-oeste) com a Província do Brasil. De modo que ele é membro da nossa Província.

A idade avança, mas o missionário mantém o entusiasmo, sonhos, os compromissos nesta Diocese de Sete Lagoas onde estamos, como espiritanos, já há 60 anos. É uma Biografia que precisa ser registrada.

Uma grande vocação e fruto espiritano surgiu nesta terra, que foi o ingresso daquele jovenzinho vocacionado, que hoje é Bispo, Dom Mosé Pontelo, que em breve regressará à Província, pois ficará Emérito no dia 16/12.

Mais de 20 padres Espiritanos passaram por estas missões.

Nesta etapa da vida, Pe. Jaime está decidido a ir assimilando a graça de Deus, envelhecendo com paz interior, alegria e serenidade, combatendo o bom combate, até o fim, junto deste povo que foi para ele Pai, Mãe, Irmão, Amigo, Médico, Parceiro, Mestre e Escola… de Vida…

O povo o ama e quer cuidar e conviver com ele, reconhecendo todo o legado dele e da Congregação, tentando retribuir um pouco da energia gastada na região, cuidando-o…

Então, Pe. Jaime, agora já sem viajar mais para terras longínquas, em diálogo e reflexão com as dimensões correspondentes, escolheu Sete Lagoas como sua terra definitiva, e por isso, este próximo ano será de organização, preparação para ir deixando a Paróquia e ir redefinindo os serviços que estão ainda ao seu alcance, morando no mesmo território da Paróquia, mas numa residência independente…

Nos reunimos em partilha e encaminhamentos, antes e depois do almoço, e é sempre um missionário agradável, integrado, que se realiza e é feliz com o que faz e vive.

É notório e se testemunha que é um processo humano, também acolhido por Holanda e, ambos lados, ele e o povo, estão felizes… Já é a minha segunda visita a ele neste ano.

Que tudo seja para o bem e, que através destes caminhos brote cada dia mais sabedoria, vocações e luz para todos nós… Na certeza de que vale a pena dar a vida por Jesus, por seu Evangelho, pela Igreja, pela Congregação… e se, mil vezes nascesse, mil vezes daria a vida à missão na misericórdia, caridade e justiça de todos e para todos, caminhando juntos.

Unidos pela Missão,

Adiante, meu irmão…

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

Comentar

Clique para comentar