Retiro Anual da Província Espiritana do Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco.” (Marcos 6, 31b)

 

Nos dias 30-31 de agosto e 01-03 de setembro foi realizado em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais o retiro anual do Província Espiritana do Brasil, que teve como pregador o Bispo  Espiritano emérito da Prelazia de Tefé-AM, Dom Mário Clemente Neto, CSSp. Participaram em total 23 espiritanos entre Irmãos, Padres e Bispos.

Nada mais oportuno do que no final do mês das vocações e no início do mês da Bíblia, nos reunirmos em um retiro para refletirmos à luz  da Palavra de Deus  sobre nossa Vocação/Missão como Espiritanos.

 Desta forma meditamos sobre quem é Deus, sobre seu Reinado, no aqui e agora, de nossa História, a presença real e verdadeira de Deus em nossas comunidades e em nossas vidas  como Cristãos missionários. Assim sob  a luz da Palavra de Deus fomos indagados pelo pregador sobre:

 Que tempo dedicamos à leitura da Bíblia? Qual lugar ocupa a Palavra de Deus em nossa vida espiritana? Desta forma fomos questionados a fazer um sério exame de consciência e, avaliamos nossa vida de comunidade e como nos relacionamos com o outro.

 Dom Mário em um de seus colóquios disse: “Precisamos entender que esta Palavra não deve ser vista por nós somente como uma história do Povo de Deus, do povo de Jesus. Ela é para nós um testamento deixado pelo próprio Jesus. Um testamento que tem sentido de Unidade e Fraternidade. E podemos nos perguntar o porquê desta unidade tendo já em mente a resposta: A Palavra de Deus é  a luz para os nossos passos, para nosso caminho, como reza o salmista no salmo 119. Ou seja, Jesus com a sua Palavra nos propõe um caminho novo, um caminho de unidade e de fraternidade, um caminho de esperança e de serviço”(…) “nos não podemos caminhar sem a luz da Palavra, pois poderíamos tropeçar e cair ao tentar caminhar em plena escuridão; devemos  nos orientar pela luz que é o próprio Deus  que na sua Palavra nos ilumina e orienta passo a passo.

Nosso retiro foi marcado por partilhas fecundas, por momentos de profunda oração e de encontro com os confrades que estão nas diversas missões pelo Brasil. Durante as celebrações litúrgicas fomos recordando os jubileus de vários confrades  presentes.

Espiritanos Brasil – Missionários do Reino, Missionários do Amor de Deus.

PROAME
Quem ajuda na evangelização tem
méritos de evangelizador.
colabore

Posts recentes

Capítulo Geral

“Vejam, vou faz algo novo” Is 42, 19             Queridos Espiritanos, Padres, Irmãos, Leigos, Leigas,

Nota de Falecimento

Nota de Falecimento, Recebemos o comunicado a partir da Holanda,Informando que hoje, às 13:15, no