Família Espiritana Notícias Provincial

Reunião de Superiores Maiores Espiritanos em Roma – 2020

Reunião de Superiores Maiores Espiritanos em Roma – 2020

“Como Eu vos fiz, fazei vós também.” (Jo 13,15)

O Superior Geral e seu Conselho convocam, anualmente, os novos superiores maiores de Grupos e Províncias dos cinco continentes, para um encontro na Sede geral em Roma/Itália.

No primeiro ano do triênio do Provincial do Brasil, não foi possível participar; no segundo ano não houve esta atividade e, em 2020, já no seu último ano de mandato, Pe. Leonardo, em comunhão com a Congregação participou desta relevante convocação, do início da última semana de fevereiro ao final da primeira semana de março.

Da América do Sul, além do Superior Provincial do Brasil, houve a participação de Superiores Maiores de 3 grupos, em início de mandato: Pe. Rubén Cámara (Paraguai), Pe. Marcos B. Foley (Brasil Sudoeste), Pe. Márcio Asseiro – da Circunscrição mais nova (Bolívia) – a última que foi criada a nível de mundo (pentecostes/2019). Esta existiu por 16 anos como comunidade e projeto regional pertencente, jurídica e canonicamente, à Província de Brasil e missão comum da U.C.A.L. (União de Circunscrições da América Latina). Foi iniciada quando a Congregação celebrou o jubileu dos 300 anos de fundação (2003).

Durante estes dias, em Roma na Casa Geral Espiritana – no Monte Mário, os superiores apresentaram o relatório das fortalezas e principais desafios das circunscrições e o conjunto das realidades próprias.

O Superior Geral, os Conselheiros e os técnicos (também de Bruxelas) apresentaram as áreas de trabalhos espiritanos específicos, a distribuição dos serviços na Casa Geral, conectando com a corresponsabilidade da Congregação em cada país, assim como os desafios atuais, sinalizando os caminhos compromissos dos últimos 08 anos e os que o próximo Capítulo Geral terá que encarar.

Entre os vários temas abordados, a título de treinamento, de informação e orientação para cada superior, foi trabalhado cada tópico a seguir: Guia para as Relações Administrativas dos Superiores/Circunscrições com a Casa Generalícia; Regra de Vida e Processos Canônicos; Situações Canônicas Regulares e Situações Irregulares; JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação; DIR – Diálogo Inter-religioso; Contratos, Convênios; Economato, Finanças e Sustentabilidade; Imóveis e reformas; Conselhos; Nomeações Missionárias de novos sacerdotes e irmãos religiosos; Formação Inicial de estudantes espiritanos; Associados Espiritanos Leigos; Gabinete Central Espiritano de Desenvolvimento e de Projetos (que é sediado em Bruxelas); Documento espiritano de Política de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

As Liturgias diárias foram muito bem vivenciadas, preparadas e celebradas entre conselheiros e superiores.

Além das orientações e treinamentos, durante estes dias, houve formação sobre Liderança e Animação, destacando a visão, a pastoral, a administração, o cuidado, as incertezas, as mudanças , o testemunho, os princípios básicos, os cuidados, a missão, o auto cuidado, o caráter, o perfil religioso, a resolução de conflitos, a positividade e o olhar no cotidiano de um líder ou Superior Espiritano.

Houve a oportunidade de fazer a visita na Mansarda do Pe. Francisco Libermann, que está edificada no jardim da Casa Geral. Está tudo intacto, tal qual foi este quarto onde viveu. Ele fundou o Instituto do Imaculado Coração de Maria que se fusionou com a Congregação do Espírito Santo em 1848, tornando-o 11º Superior Geral Espiritano até 1852, quando faleceu.

Também foi um destaque a visita aos serviços e escritórios gerais: Procuradoria Geral e Causa dos Santos, Arquivos, Secretariado, Setor de Estatísticas e Informação, JPIC e DIR etc.

Mesmo no contexto evolutivo da Pandemia do COVID-19, houve um dia de Espiritualidade com a Celebração Eucarística, entre espiritanos, bebendo nas fontes franciscanas visitando a casa dos pais e a tumba de São Francisco de Assis, Santa Clara e a cidade de Assis/Itália. Assim como houve tempo para revisitar, em Roma, alguns lugares já conhecidos como certas basílicas, as Catacumbas de São Sebastião, Lago Albano, Castel Gandolfo etc.

O Provincial do Brasil, sendo um membro da Província, Pe. Orlando Zanovelli, o Procurador Geral e Postulador da Causa dos Santos, aproveitou para fazer-lhe a visita que estava pendente, conhecendo mais de perto os serviços que realiza, adentrando com ele ao interior administrativo da Cidade do Vaticano, assim como na Congregação para a Causa dos Santos etc.

Aconteceram também reuniões paralelas com os departamentos e seus encarregados conforme a necessidade de cada superior.

Houve reunião privada com o Conselheiro Geral correspondente para a Circunscrição e Região/União.

Como havia 4 Superiores da América do Sul e o seu Correspondente, foi aproveitada a chance de realizar uma reunião parcial, como U.C.A.L., para fortalecer a agenda de prioridades a serem trabalhadas na Região sul americana e, em vistas do 21º Capítulo Geral, previsto e convocado para 14/junho a 11/julho/2020 em Polônia.

Ao concluir este encontro, Itália, estava já entrando em emergência e quarentena por causa da pandemia do COVID-19, o que se agravou dois dias depois da nossa partida.

Nossa solidariedade, unidade, orações e trabalho conjunto de prevenção e redução de impacto desta grave doença, olhando com esperança o futuro.

 

Pe. Leonardo da Silva Costa, C.S.Sp.
Provincial/Brasil & Coordenador/U.C.A.L.

 

Click no link e veja o vídeo na integra: Vídeo reunião Superiores Maiores

Veja abaixo todas as fotos: