Superior Geral no Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O 25° Superior Geral da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Coração Imaculado de Maria, Pe. Alain Mayama, C.S.Sp., esteve de 26 de abril a 03 de maio de 2022, visitando, breve e informalmente, o Brasil. Chegou em São Paulo – SP, ficou hospedado na Casa Provincial da Província Espiritana do Brasil.

Houve um Encontro na mesma Casa, com 28 religiosos missionários espiritanos, de 3 continentes,  reunindo-se com ele, gerações de 20 a 92 años.  Além de uma boa roda de diálogo, especialmente, sobre as decisões do último Capítulo Geral, Bagamoyo II e o Plano Estratégico para os próximos oito anos, conjugando tudo isto na sinodalide Espiritana na América do Sul, houve ágape com aperitivo e almoço.

Ainda no mesmo dia 27, ele foi com o Provincial do Brasil visitar as Casas de Formação /Estudantes em São Paulo e, concluiu a jornada com a visita à Casa Central do Grupo Brasil Sudoeste. Mas antes de terminar o dia, ainda foi levado pelo Ecônomo e Provincial a conhecer um pouco da beleza e dos contrastes de São Paulo, capital.

No dia seguinte, 28, viajou para Manaus, onde visitou espiritanos, o museu e a cripta de Dom Sérgio Castriani, C.S.Sp., Arcebispo de Manaus, Espiritano, recém falecido.

No dia 29 viajou para Tefé-AM. Lá esteve visitando os confrades em Tefé e na Missão, onde pôde releer os passos dos primeiros missionários, inclusive os que ali deram a sua  vida.

Tefé, Norte do Brasil, é uma missão que começou com Espiritanos e lá estamos há 125 anos, ininterruptamente. Inclusive a Congregação organizou desde do início até chegar a ser Prelazia. Ele participou do que era foco principal de sua viagem, Posse Canônica de Dom José Altevir da Silva, C.S.Sp., como novo Bispo da Prelazia de Tefé. D. Altevir é Amazonense e foi o anterior Provincial da Província do Brasil. Depois de ser Provincial foi nomeado Bispo de Cametá-Pará, onde ficou por quatro anos. Agora foi transferido Pará Tefé – Amazonas, passando a ser o 4° Bispo Espiritano nesta Prelazia. Depois, o Superior Geral regressou a Manaus e São Paulo. Na terça-feira dia 03 de maio, deixou a Casa Provincial em SP e regressou à Roma-Itália para continuar sua missão.

Com enorme gratidão, Pe. Leonardo da Silva Costa, C.S.Sp., Superior Provincial da Província Espiritana do Brasil🇧🇷e Coordenador da U.C.A.L. – União de Circunscrições Espiritanas da América Latina, se despediu do 25° Superior Geral, Pe. Alain Mayama, C.S.Sp., em nome de todos os Espiritanos dos países onde estamos neste chão latino, sempre olhando as perspectivas universais conjugadas com a vida Espiritana na América do Sul.

Sua visita ao Brasil🇧🇷nos confirmou na comunhão, participação e missão em profundo caráter sinodal, disse o Provincial brasileiro, Pe. Leonardo, reforçando o que nos lembrou o nosso Superior Geral: “É importante que nós, Espiritanos, nos consideremos como religiosos missionários, sendo todos irmãos, partilhando o mesmo compromisso e, sem alienação no seio da Congregação” ( cf. Capítulo Geral de 1974, I. D. n. 18, Set. – Out. 1978). Cor unum et anima una – Caminhando Juntos 🤝

PROAME
Quem ajuda na evangelização tem
méritos de evangelizador.
colabore

Posts recentes

Educação e Juventude

Educação e Juventude (sétimo dia) Leitura Bíblica: Mt 25:14-30 Regra de Vida Espiritana Nas Igrejas

Salvaguarda de Menores e Adultos Vulneráveis (sexto dia) Leitura Bíblica: Mc 9:35-37 Regra Provisória dos

Migrantes e Refugiados (quinto dia) Leitura Bíblica: Mt 25:31-46 Decisões do Capítulo Geral de Bagamoyo