Família Espiritana Notícias Notícias Provincial UCAL

Suspensão de Atividades Presenciais 2020

Estimados Superiores Maiores,

Confrades Irmãos, Professos temporários, Sacerdotes e Bispos,

Estamos distantes, mas não longe, separados, mas não divididos, porém, revestidos de sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência (Cl 3,12).

Vivemos um tempo de mudanças e alterações velozes, mas “…quem nos separará do amor de Cristo?…a tribulação, o pavor, o pânico, a angústia, os perigos…?…” (Rm 8,35-37) Em tudo isto seremos vencedores.

Tenhamos esperança, fiquemos próximos e testemunhemos a fidelidade corajosa na defesa e proteção da vida, também com ações de cautela, de solidariedade, precaução, prudência, seguindo as orientações dos especialistas e autoridades sanitárias, evitando pôr em risco a saúde, preservando a vida para ser gasta nas causas que a exigem, livre e inteira, no discipulado-missionário.

Unamo-nos por uma cultura de responsabilidade individual-comunitária-familiar-institucional-governamental-eclesial e social; de solidariedade entranhável e contagiante que resguarde, ame, respeite, impulse, promova e defenda a VIDA com igualdade de oportunidades, paz e justiça. E que todos nos tratemos com muita gentileza, antecipando-nos às necessidades uns dos outros com o maior respeito possível (Pe. Poullart des Places, C.S.Sp.).

Toda moeda tem dois lados; toda decisão tem prós e contras. Mas olhando a conjuntura que permeará 2020, suas consequências, a avalanche de atividades que virá, pois muitas estão sendo canceladas/postergadas, a inflação ($) iminente e o impacto econômico nos bolsos e caixas – também paroquiais, optou-se pela via menos incerta e amplamente prudente!

Ficam suspensas as atividades que implicam em translado, viagens de longas distâncias, aéreas, terrestres e fluviais, em âmbito doméstico/nacional e internacional, que não interferem no funcionamento estrutural normal das várias instâncias da Congregação e, que aconteceriam no contexto atual e a posteriori, da curva de contágio, propagação e de hibernação do Covid-19.

Sobre o Covid-19 recebam, leiam e repasse a todos minha Carta aberta com a reflexão, mensagem, orientação, ponderação e exortação para este tempo.

Orientação:

Agradeço imensamente a sua compreensão e que comuniquem aos destinatários das atividades suspensas.

 Assuntos que seriam parte da pauta da agenda de cada atividade suspensa, favor, redirecionar ao Coordenador local, ao Superior Maior com seu Conselho para que possam articular os encaminhamentos correspondentes, seja no âmbito de consulta, orientação e/ou decisão. De igual modo o Coordenador da U.C.A.L. estará disponível para que lhe seja pedido, sugerido ou atribuído.

À medida que se faça necessário, e existam urgências, é possível convocar ou aceitar, atender e realizar algumas atividades e/ou reuniões online individuais, de comunidades, equipes, grupos pequenos ou grandes. Para isto oriento a ter o mesmo aplicativo. Sugiro algumas possibilidades: Zoom Cloud Meetings, Duo, Meet, Skype, TeamLink.

Comunicado de atividades presenciais suspensas:

Comunico que fica suspenso/a:

  1. Reunião Ordinária dos Superiores das Circunscrições membros da U.C.A.L deste ano, que estava marcada em nosso calendário, para a data de 21-24/04/2020, foi suspensa
  2. Reunião Inter Circunscricional de Formadores, que estava planejada para os dias 16-18/09/2020, foi suspensa
  1. Curso/Treinamento para a Elaboração e Acompanhamento de Projetos de Desenvolvimento nas Circunscrições da Congregação do Espírito na U.C.A.L. que estava programado para os dias 21-25/09/2020 em São Paulo-SP-Brasil, foi transferido para 2021 (ainda sem data específica)

       4. Retiro da Província do Brasil, que foi agendado para 07-10/09/2020 em Santa Luzia, na grande Belo  Horizonte – MG, fica suspenso como atividade nacional, e reconfigurado.

Orienta-se: que cada comunidade e membro faça uma experiencia diferente do que determinam as Diretrizes da Província neste ano, mas que faça sim um Retiro.

Regra de Vida Espiritana:

  1. 96 “Cada um de nós é fiel a um retiro anual, feito normalmente em comunidade, espiritana ou não”.
  2. 99 Cada comunidadefixao Retiro”.

Fica estabelecido que seja feito por Comunidade ou por Regional Espiritano ou participando do Retiro da Jurisdição diocesana onde cada Equipe e/ou espiritano está trabalhando.

 Dialoguem, tomem a decisão sobre seu Retiro, faça o planejamento e comuniquem ao Provincial a data, o lugar e o pregador.

“O homem prudente vê o mal e se esconde: tolos e ingênuos passam adiante e sofrem a pena” (Pr 22,3). Mas, sejam encontrados e usados meios eficazes para não perder nem abandonar os contatos, especialmente com os enfermos e mais vulneráveis, certos de que a vida é muito mais forte do que a morte.

Coragem! Atravessaremos juntos as turbulências. E juntos celebraremos a vitória. Esperança!

O Senhor vos livre de todo mal, peste e conforte a todos, especialmente os mais vulneráveis; e aos irmãos falecidos, conceda-lhes o descanso eterno e que sua Luz perpétua brilhe sobre cada um, reconduzindo-os de volta à casa eterna.

Caminhando Juntos,

São Paulo, 27 de março de 2020.

Pe. Leonardo da Silva Costa, C.S.Sp.

Provincial/Brasil

Coordenador da U.C.A.L

União de Circunscrições da América Latina

                                                     

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar