Família Espiritana Notícias Notícias Provincial

Um novo Arcebispo espiritano na África – na capital do Ghana (Accra)

“Um novo Arcebispo espiritano na África – na capital do Ghana (Accra) “

O Superior Geral, P. John Fogarty, enviou uma mensagem de felicitações ao nosso confrade, D. John Bonaventure Kwofie, CSSp, que foi recentemente nomeado Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Accra, no Gana (02/01/2019). Na sua mensagem, o P. John Fogarty exprimiu ao novo Arcebispo a alegria de toda a Congregação do Espírito Santo e em particular da Administração Geral, em Roma, por receber a ‘maravilhosa notícia’ da sua nomeação como Arcebispo de Accra:

‘Escrevo-vos para vos endereçar as minhas mais sinceras felicitações e para vos garantir as nossas orações e o apoio do Conselho Geral para este vosso novo ministério de liderança na Igreja do Gana. Apesar da nova nomeação apresentar, sem dúvida, novos desafios, estamos convencidos de que o Senhor Arcebispo aportará à Arquidiocese os seus numerosos dons e talentos, bem como a experiência episcopal que já adquiriu na sua Diocese de origem, Sekondi-Takoradi. Não tenho a mínima dúvida de que o povo de Accra será grandemente abençoado, bem como o povo de Sekondo-Takoradi, sob a vossa competente direção pastoral”.

Antes da sua nomeação como Arcebispo de Accra, D. John Bonaventure Kwofie era Bispo da Diocese de Sakondi-Takoradi. Ele deixará esta Diocese, não sem pena de abandonar várias iniciativas em curso, mas confiante, como ‘a argila nas mãos hábeis do oleiro’, na graça do Senhor, ele se dirige para a nova missão recentemente confiada. O Arcebispo-eleito em Accra toma posse canónica da Arquidiocese metropolitana de Accra no dia 1 de Março na catedral do Espírito Santo, em Accra. Sucede a D. Gabriel Charles PalmerBuckle, Arcebispo de Cape-Coast. D. John Bonaventure Kwofie é o quinto bispo de Accra na ordem da sucessão.

Haroldo Evaristo Alves da Silva CSSp

Natural de Brasília/DF, consagrado Espiritano em 16/12/1990, ordenado padre em 02/02/1997. A primeira missão como religioso sacerdote foi nas Filipinas, onde ficou por 4 anos, depois trabalhou em Ceilândia/DF; Governador Valadares/MG; Roma (Casa Geral, onde ficou de 2006 a 2013); São Paulo (Casa Provincial); Salete/SC; Belo Horizonte/MG; foi diretor da casa de filosofia (1º Ciclo) em São Paulo/SP; retornou como Vigário Paroquial em Ceilândia/DF por 2 anos e agora volta a São Paulo para assumir uma nova missão, a Quase-Paróquia São João Paulo II, na Região Belém.

Comentar

Clique para comentar