Um só Coração e Uma só Alma

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um só Coração e Uma só Alma

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.” Col. 3,12.14.

A vida comunitária será sempre um grande desafio, mas a superação faz-se pelo desejo de ser livre no amor, na caridade, na docilidade ao Espírito e na esperança. Dos dias 10 a 20 de agosto, o neossacerdote Pe. João Paulo, esteve junto a comunidade espiritana de Contagem-MG, no território da Paroquia Divino Espirito Santo na Arquidiocese de Belo Horizonte-MG, confiada a Congregação do Espírito Santo, onde este presente também nossa Casa de Formação (Etapa do Aspirantado). Nossa comunidade religiosa nesta cidade satélite de Belo Horizonte, conta com presença de 3 sacerdotes sendo eles os Padres Selço e Vidal e o Dom Mario (Bispo emérito da Prelazia de Tefé); homens sábios de grande experiência pastoral; homens que doaram suas vidas a causa dos mais pobres e abandonados.

 Durante sua estadia naquela rica comunidade  o padre Joao Paulo pode partilhar com eles a alegria de ser missionário, com o Padre Selço, pároco da paroquia Divino Espirito Santo, partilharam a experiência como missionário neste iniciando de seu ministério,  manifestaram também as  alegrias vividas em especial das memórias recentes da cidade de Salete-SC de onde padre Selço é natural, e onde o padre João Paulo fez seu Diaconato Transitório.

Dom Mario, com seu jeito alegre e descontraído mostrou que não importa a idade para ser feliz, o importante e fazer da vida uma ação de graças, e sobre tudo  fazer da vida um oblação junto dos mais pobre e abandonados, dos mais pequeninos assim como fizeram os primeiros cristãos, que de casa em casa anunciavam o evangelho com suas próprias vidas.

Padre Vidal o mais jovem entres os padres daquela comunidade é o vigário da paroquia como também o Formador do Aspirantado, Animador vocacional da Congregação  mas acima de tudo um irmão que partilha as alegrias e Sonhos; um sacerdote com uma linda historia de vida e de encontro com Deus, ele que apresenta o rosto amoroso e misericordioso de Deus no dia a dia da comunidade de formação, e como Maria, quem ele tem por guia e mestra, aponta  sempre para Cristo e recorda a comunidade que devemos sempre fazer o que ELE nos mandar.

Já na comunidade de formação tive a oportunidade de dialogar com os jovens que aspiram a vida religiosa espiritana; dialogamos sobre a vida de comunidade, que é feita de cuidado. Pois o Senhor cuida de nós com carinho. A comunidade é feita de ternura, solicitude e misericórdia. Feita de partilha, pois é Deus  que se doa para nós no vinho e no pão de cada dia, generoso e livre. A vida comunitária é a eucaristia partilhada; a vida de comunidade é feita de consciência; de valores assumidos; na ação e na avaliação; feita de inteligência; na busca da sabedoria da vida, da arte de viver e cantar e encantar, a vida comunitária é a beleza da vida espiritana.

 A vida comunitária em especial a vida espiritana é feita de projetos, projetos que nos faz sair de nós mesmos, para participarmos na ação do Reino de Deus ou melhor do Reinado de Deus, do Deus Humanado que se dignou assumir nossa humanidade para caminhar conosco, este Deus que morreu, mas que esta Ressuscitado.

PROAME
Quem ajuda na evangelização tem
méritos de evangelizador.
colabore

Posts recentes

Superior Geral no Brasil

O 25° Superior Geral da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Coração Imaculado

UCAL 2022

No dias 18-23 de abril aconteceu em Santa Cruz de la Sierra- Bolivia, o encontro