Família Espiritana Notícias Notícias Provincial Paroquias

Visita Canônica do Superior Provincial

Entre os dia 16 a 20/03/2018, aconteceu a Visita Canônica do Superior Provincial, Pe. Leonardo, à Comunidade do Instituto Padre Libermann, no Santuário, Morro e Paróquia em Salete – Santa Catarina.

Padre Leonardo e o Pároco Padre Adalberto

Viajando de ônibus o Provincial, Pe. Leonardo, chegou naquela região… Lá encontrou a comunidade, famílias, o povo de Deus e fez uma ampla visita a todos os imóveis e patrimônio da Província em Salete e em Rio do Campo… foi possível conversar, reunir e encontrar com várias pessoas em diferentes contextos.

A visita se desenvolveu em base ao esquema proposto pelo Provincial que consistia em 7 passos, entre os quais houve a oportunidade de conversar individualmente com os 4 espiritanos que estão nomeados para esta missão: Ir. Vitor, Pe. Joachim, Pe. Adalberto e Pe. Sebastião Bonjour.

Pe. Leonardo, presidiu a missa dominical na Matriz paroquial, no quinto domingo da quaresma, também numa comunidade do interior e no Santuário Nossa Senhora de Salete, no dia de São José (19/03) e, não perdeu a oportunidade de fazer um forte chamado para a oração, em atenção especial às novas vocações espiritanas…Também teve a oportunidade de fazer uma Reunião com o Bispo Diocesano, Dom Onécimo Alberton, em Rio do Sul, concluindo com o almoço na residência episcopal.

A cidade de Salete evoluiu, há algum progresso, porém, é visível o seu envelhecimento, o êxodo das juventudes para as grandes cidades, a elevação da situação econômica familiar e a escassez de mão de obra agrícola…

Na Paróquia há um replanejamento, novas articulações pastorais com injeção de restauração, zelo pastoral e dinamismo. No contato com o povo em diferentes ocasiões as pessoas expressavam uma enorme acolhida, apoio e contentamento como novo pároco e a sua equipe que tem dois vigários paroquiais. Nesta visita, para um deles, o último que chegou, o Provincial solicitou uso de ordens e nomeação para este serviço.

O Bispo ressaltou o compromisso, o legado e a raiz histórica dos espiritanos na formação do povo, no agro comércio, na técnica profissional, na educação e na formação mesmo da cidade e arredores…

No Santuário há uma missa todo dia 19 com participação de gente de toda parte com muita fé e devoção à Nossa Senhora de Salete…

O patrimônio está sendo reavaliado, georreferenciado, retificado, e algumas partes urbanizado… com novas propostas, mudanças e melhoria em todos os contratos…

Numa das reuniões com um dos investidores, melhores acordos foram geridos e há novas perspectivas….

Logo começará o encaminhamento do que orientou a Assembleia Provincial de 2017 ao atual Provincial e seu Conselho…

Há desafios em gestão, em administração, em recursos humanos, em saúde de alguns confrades, em distâncias, mas ainda assim a Comunidade está feliz, se organizando segundo a Regra de Vida Espiritana…

Olhando como explorar ao máximo o seu potencial e ajudar, entre irmãos, a concretizar o conjunto do que terá que ser decidido e encaminhado em todos os âmbitos espiritanos, indicando seu apoio a esta gestão Provincial…

Não faltou na última noite, apesar da forte chuva, um churrasquinho para celebrar esta visita à Comunidade.

O último dia terminou com uma Reunião com a Comunidade espiritana para tocar nos assuntos correspondentes à missão paroquial, no Santuário, dos bens imóveis e em outros assuntos de interesse e para dialogar sobre as orientações e conselhos do Provincial à Comunidade e missão, concluindo com o almoço…

Fica o carinhoso convite para que visitem, rezem e passem pela missão espiritana em Salete…Caminhar juntos e viver com ânimo missionário permanente…

O Superior Provincial, Pe. Leonardo, agradece enormemente à Comunidade espiritana que está em Salete pela acolhida, cuidado, atenção, por seu compromisso, sua austeridade e presença e testemunho nesta missão.

Abaixo fotos da visita:

 

 

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Comentar

Clique para comentar