Família Espiritana Notícias UCAL Vocações

VOCAÇÕES NA UCAL – C.S.Sp. – 1º Encontro Latino-Americano de Promotores Vocacionais Espiritanos

VOCAÇÕES NA UCAL – C.S.Sp.
Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente (Jo 10,10).

 

1º Encontro Latino-Americano de Promotores Vocacionais Espiritanos

1° Curso/Treinamento de Animadores e Promotores Vocacionais CSSp – da Congregação do Espírito Santo – Convocado pela U.C.A.L. União de Circunscrições espiritanas da América Latina. Participam Brasil, Bolívia e Paraguay. 10-14/2/2020 em São Paulo-SP-Brasil

O S.A.V.E. – Serviço de Animação Vocacional Espiritana não nasce apenas da preocupação que a Congregação não acabe, mas do próprio apelo que Cristo nos diz: “ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

Curso/Treinamento Animadores e Promotores Vocacionais CSSp América Latina

Na última reunião sul-americana (09-12/set./2019 em São Paulo/Brasil) de formadores, onde também participaram animadores vocacionais, debatemos muito o tema da animação, promoção e acompanhamento vocacional, olhando o desafio que temos diante dos olhos em relação às vocações e à necessidade de despertá-las, promovê-las e acompanhá-las.

Assumimos o compromisso de dar passos coesos para ter uma Pastoral e um serviço Vocacional sistematizado e de qualidade em Brasil, Paraguai e Bolívia.

Neste sentido, foi um consenso assumir como ponto de partida:

  1. Ter em cada Circunscrição dois confrades de referência que façam continuadamente este serviço
  2. Treinar tecnicamente com um assessor perito minimamente dois confrades por Circunscrição
  3. Elaborar um plano de curto, médio e longo prazo incluindo a confecção de materiais bilíngues (luso-hispânicos), organização das estruturas, encontros de intercâmbios entre as partes envolvidas no setor vocações e a criação de equipes locais e circunscricionais, envolvendo também a leigos
  4. Nomear um confrade de referência para coordenar e acompanhar este processo junto com o Coordenador da U.C.A.L.: Pe. Elson Paulo Correia Lopes e Pe. André Azevedo, C.S.Sp. foram os ‘indicados’. Ao mesmo tempo foi pedido a um dos Superiores Maiores para ser o responsável do aspeto da elaboração do Projeto, captação de recursos e gestão junto com o Coordenador da U.C.A.L. Pe. Marcos B. Foley, C.S.Sp. foi o indicado.

Neste sentido, vários passos práticos já foram dados, o projeto foi feito, o Conselho Geral aprovou (cfr. notificação do nosso correspondente no CG em 21/10) o projeto financeiro para esta finalidade e, no dia 22/10 enviamos já Carta de agradecimento ao Superior Geral e seu Conselho.

As 06 circunscrições da U.C.A.L. (5 Grupos e a Província do Brasil) foram convocadas a participar, somar e fortalecer este processo que está se rearticulando com tanta energia e esperança.

O 1º Encontro de Animadores e promotores vocacionais aconteceu de 10 a 14 de fevereiro de 2020 em São Paulo-SP/Brasil com excelente participação de todos e coesas conclusões.

Foram propostas responsabilidades e atribuições para cada circunscrição, para a U.C.A.L. no âmbito da Organização, do Planejamento e recursos humanos e econômicos. Estas serão remetidas ao Conselho de Superiores.

Responsabilidades p/ Circunscrições: projeto vocacional próprio com rosto local e universal; constituição de equipes de coordenação central e paroquiais; confeccionar material de animação próprio; encaminhar publicidade; criar conselhos de formação; aproveitar e fazer mais parceria com o Centro Vocacional da Província do Brasil.

Responsabilidades p/ U.C.A.L.: nomear a equipe de Coordenação geral; aprovar o material oficial comum de publicidade; convocação dos encontros de formação, treinamentos e pós treinamentos; criar estruturas físicas e eletrônicas de comunicação; canalizar o apoio financeiro e a junção de esforços na organização dos serviços de animação, especialmente no referente ao material comum entre as circunscrições.

Pe. Leonardo da Silva Costa, C.S.Sp. – Coordenador da U.C.A.L.