Família Espiritana Notícias Provincial

XIX Assembleia Provincial Geral Ordinária – 30 anos de criação da Província espiritana do Brasil – 2020

CONGREGAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO – Província do Brasil

Caminhando Juntos: Misericórdia & Justiça

XIX Assembleia Provincial Geral Ordinária

02.02.1990 – 30 anos de criação da Província espiritana do Brasil – 2020

Vejam, vou fazer algo novo(Is 43,19)

Assuntos tratados a XIX Assembleia Provincial Ordinária

Para realizar uma Assembleia que contemple as reais necessidades precisaríamos de pelo menos uma semana completa, pois há muito para rever, fazer e projetar juntos, mas escolhemos uma metodologia e organização para ir envolvendo a todos os membros da Província no processo, antes, durante e depois da 19ª Assembleia.

Provincial do Brasil, Pe. Leonardo, e o Conselho Provincial CSSp começando seu último ano de gestão/governo/ mandato (da direita para a esquerda: Pe. Pedro Iwashita, Pe. Selço Eissing, Pe. Adalberto Ferezini, Pe. Leonardo, Pe. Edson Sacramento, Pe. Tomás Sanhá)??
Espiritanos da Província do Brasil – CSSp Celebrando ‐ Ágape – 30 anos de Criação (da Província do Brasil)

Nos organizamos em etapas neste ano da celebração dos 30 anos da fundação da Província brasileira e de preparação para o próximo 9º Capítulo Provincial de 25-31/01/2021.

Esta Assembleia foi já uma das partes constituintes deste processo capitular: alguns assuntos foram tratados, desenvolvidos, ou iniciados, e outros serão feitos nas etapas subsequentes ao longo de 2020.

A Assembleia durou quatro dias (3,4,5,6 de fevereiro) e foi realizada em São Paulo.

Participaram membros ativos das várias comunidades e missões.

Dom Mário Clemente – Bispo Emérito de Tefé-AM, brasileiro, com 40 anos de episcopado voltou e fica agora na Província do Brasil. Na foto: Presidindo a Eucaristia acompanhado do Provincial e seu Conselho no contexto da liderança-serviço-testemunho e coerência de vida – na simplicidade e firmeza na Vida Religiosa consagrada.

Por coincidir com a celebração dos 30 anos de fundação da Província, a Liturgia ganhou uma temática celebrativa especial, sendo presidida quase todos os dias pelos bispos espiritanos presentes:

  • 1º dia: presidiu o Primeiro Provincial – Dom Mosé Pontelo, que agora é Bispo Emérito da Diocese de Cruzeiro do Sul-AC, acompanhando de outros três ex-provinciais presentes (D. Altevir, Pe. Pedro Iwashita, Pe. Adalberto Ferezini);
  • 2º dia: presidiu o último ex-provincial – D. Altevir, que é atualmente Bispo diocesano de Cametá-PA, acompanhado dos espiritanos que vieram de outros países para o Brasil;
  • 3º dia: presidiu o atual Provincial – Pe. Leonardo, acompanhado dos Formadores das comunidades de Formação do Juniorato/Teologia e Postulantado/Filosofia;
  • 4º dia: presidiu o Bispo Emérito de Tefé-AM – D. Mário, acompanhado do Superior Provincial e seu Conselho.

A assembleia começou com um tema de estudo e aprofundamento com a presença de um assessor perito e técnico: Liderança no apostolado: conceitos, documentos da Igreja, da Congregação e a missão contemporânea 

Todas as equipes e comunidades missionárias tiveram a oportunidade de apresentar um relatório do apostolado em desenvolvimento, assim como os confrades que estão em missão ad extra, em comunidades de formação, outras ações especializadas e administrativa.

08 temas conduziram as reflexões, trabalhos e conclusões principais:

  1. Mudança Estatutária da SPES para OR (Organização Religiosa) – com minuta de aprovação (cfr. Acordo Brasil Santa Sé e Legislação Brasileira atual);
  2. Vida Comunitária;
  3. Rosto Missionário atual e novas possibilidades;
  4. Formação Inicial e Formação Especializada;
  5. Animação/Promoção/Acompanhamento Vocacional;
  6. Finanças;
  7. Imóveis;
  8. Documentação/História/Arquivos.

No último dia, deu-se a inauguração e abertura do ano comunitário e acadêmico do Postulantado com 8 formandos de primeiro Ciclo. Assim como houve um momento de destaque com um ágape comemorando os 30 anos de fundação da Província espiritana no Brasil.

Abertura do Postulantado CSSp 2020 – Formandos em Filosofia – Província do Brasil ‐ Casa de Formação em São Paulo ‐ o Provincial, Pe. Leonardo, acolheu o propósito de todos e oficializou o início do ano.??

Abaixo mais fotos da assembleia

Oscarlos Teixeira

Governador Valadares - MG, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

1 Comentário

Clique para comentar

  • Muito bom ver este povo santo desta santa Congregação a qual faço parte e sou apaixonada por ela. Saudações Espiritanas a todos.